Lançado em 2017 no mercado brasileiro, o Volvo XC40 é o atual SUV de acesso da marca sueca, isso até a chegada do futuro lançamento EX30, previsto para estrear mundialmente em junho desse ano. Ou seja, ainda faz parte da época em que a Volvo não tinha essa “vibe” ecologicamente correta como hoje.
Tanto que somente somente em 2020 ele ganhou propulsão híbrida plug-in em nosso país, mas que logo em dezembro de 2021 já se despediu do mercado brasileiro para a chegada da versão totalmente elétrica que atualmente conhecemos e aqui mostramos. Chegou inicialmente apenas na versão com dois motores, P8 (Ultimate), mas atualmente possui uma versão mais acessível com apenas motor dianteiro, P6 (Plus).
E é justamente sobre a versão com motorização dupla e tração integral que vamos abordar todos os detalhes, confira.
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor – especificações
O modelo totalmente elétrico dispõe nessa versão de dois motores de propulsão elétrica, um na dianteira do veículo e outro na traseira, inclusive, em virtude disso, temos um modelo com tração AWD – integral.
Ambos geram 408 cavalos de potência (204 cavalos em cada motor) e torque de 660 Nm ou 67,3 kgfm, tudo isso gerado de forma instantânea, o que garante ao XC40 Twin Motor um 0 a 100 km/h declarado de 4,9 segundos e uma relação peso x potência de 5,35 kg/cv, melhor que alguns carros esportivos a venda no mercado. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h.
Como é de costume, carros elétricos “não possuem marcha”, sendo apenas uma a frente e a ré.
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor – autonomia
Sobre autonomia, a Volvo declara 305 km de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO – 400 km no ciclo europeu (WLTP). A capacidade da bateria é de 78 kWh.
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor – dimensões
O Volvo XC40 possui 4.440 mm de comprimento total, 1.601 mm de largura, com altura de 1.647 mm e distância entre-eixos de 2.702 mm. A altura livre do solo é de 175 mm. Seu porta-malas possui capacidade de 413 litros.
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor – equipamentos
Equipamentos não faltam no XC40 Ultimate, tendo uma farta lista de itens, contemplando ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de umidade, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos retráteis com detectores de ponto cego e escurecimento automático, faróis Full LED com acendimento automático e nivelamento automático, porta-malas com abertura e fechamento automáticos com função Hands-free, rodas de alumínio de 20 polegadas, sensor de pressão dos pneus, chave presencial, assentos dianteiros com regulagem elétrica e memória para o motorista, teto solar elétrico panorâmico, entre outros itens.
Na segurança, o modelo tem controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de tráfego, alerta de mudança de faixa (LKA) com correção ativa, assistente de partida em rampa, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros, entre outros itens.
Ademais, agregando a parte de tecnologia, dispõe de painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia vertical com 9 polegadas, Android Auto/Apple CarPlay, Google Automotive service, carregador de celular por indução, sistema de som Harman Kardon e uma série de demais equipamentos.
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor – preços
O Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor possui preço público sugerido de R$ 399.950 em fevereiro de 2023, não cobrando adicional por pintura. Já a versão Plus custa R$ 309.950.
Volvo XC40 Recharge Ultimate Twin Motor – preços de revisão
KM/tempo | Preços |
30 mil ou 24 meses | Gratuito – Incluído no Plano de Manutenção do Veículo de 3anos ou 100.000km -o que ocorrer primeiro. |
60 mil ou 48 meses | R$ 949 – Incluído no Plano de Manutenção do Veículo de 3anos ou 100.000km -o que ocorrer primeiro. |
90 mil ou 72 meses | R$ 499 – Incluído no Plano de Manutenção do Veículo de 3anos ou 100.000km -o que ocorrer primeiro. |
120 mil ou 96 meses | R$ 949 |
150 mil ou 120 meses | R$ 499 |
Ficha técnica
Motores: dianteiro + traseiro, ambos elétricos;
Potência instantânea: 408 cavalos (204 cavalos em cada um dos motores);
Torque instantâneo: 67,3 kgfm – 660 Nm;
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente);
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,9 segundos;
Transmissão: automática de 1 marcha;
Autonomia: 305 km (PBEV) e 400 km (WLTP);
Direção: elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e Independente multibraço na traseira;
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira;
Rodas e Pneus: 235/45 R20 na dianteira e 255/40 R20 na traseira;
Dimensões gerais: 4.440 mm de comprimento total, 1.601 mm de largura, 1.647 mm de altura e 2.702 mm de entre-eixos;
Porta-malas:413 litros.