Lançado no Brasil em 2018, o Volkswagen Virtus na ocasião de sua chegada veio para se posicionar exatamente entre o compacto de entrada Voyage e o médio Jetta, modelo que na época tinha portfólio mais extenso. De início, embora nunca fosse um líder de vendas, cativou bastante público e tinha bons números.
Contudo, com o passar dos anos, os aumentos de preços e a chegada de dois SUVs de preços similares na gama da marca alemã, T-Cross primeiro e Nivus depois, o Virtus foi perdendo espaço e deixando aos poucos de ter números de venda exemplares – situação agravada durante a pandemia também, onde se otimizava mais a produção pela escassez de componentes.
Mas agora, o Virtus passou a ser basicamente o único sedan da marca por aqui, pois o Voyage enfim teve seu descanso merecido e o Jetta passou por um enxugamento na gama, perdendo as três versões com motor 250 TSI e ficando só com a esportiva GLI 350 TSI. Com isso, na linha 2023 a marca o distanciou do hatch Polo, do qual ele deriva.
Isso pelo fato de ter não apenas mantido o motor 200 TSI nas versões intermediárias, mas também ganhado uma série de equipamentos ausentes no hatch, como controle de cruzeiro automático e frenagem automática de emergência. No lugar das versões MSI manual e automática, o Virtus ganha as versões 170 TSI de mesmos câmbios, a exemplo do Polo – porém, o hatch perdeu o 200 TSI e freio a disco traseiro em todas as versões turbinadas, exceto GTS.
Porém, a reestilização do modelo chama bastante atenção. A exemplo do Virtus vendido em demais países, ganhou uma frente parruda e com base no Nivus, inclusive compartilhando todo o conjunto óptico dianteiro. Lateralmente novas rodas dependendo da versão e na traseira as lanternas escurecidas totalmente em LED dão um charme especial.
Veja todos os detalhes:
Volkswagen Virtus 2023 – versões
- Volkswagen Virtus 170 TSI MT (nova);
- Volkswagen Virtus 170 TSI AT (nova);
- Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI AT;
- Volkswagen Virtus Highline 200 TSI AT;
- Volkswagen Virtus Exclusive 250 TSI AT (nova).
Volkswagen Virtus 2023 – especificações
O sedan compacto da marca alemã chega ao mercado na linha 2023 com três opções turbinadas de motorização e duas de câmbio.
Vamos para o estreante na gama, o motor 1.0 turbo batizado de 170 TSI pela marca alemã. Já usado no Up e atualmente adotado no Polo, ele rende 116 cavalos de potência no etanol e 109 cavalos na gasolina, tendo 16,8 kgfm ou 170Nm de torque tanto no etanol quanto na gasolina. Pode vir com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis.
As versões intermediárias mantém o 1.0 turbo na calibração 200 TSI, deixada pelo Polo e mantida por Nivus e T-Cross. São 128 cavalos e 116 cavalos a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 20,4 kgfm a apenas 2.000 rpm em ambos os combustíveis. O câmbio aqui é apenas automático de seis marchas.
Já a nova versão topo de linha Exclusive mantém o 1.4 turbo batizado de 250 TSI da extinta versão GTS que possui tanto no etanol quanto na gasolina a potência de 150 cavalos e torque de 25,5 kgfm, estando aliado ao câmbio automático de seis marchas e possui seletor de condução com modos Eco, Normal, Esporte e Individual.
Volkswagen Virtus 2023 – consumo
Etanol
- Virtus 170 TSI MT: 9,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada;
- Virtus 170 TSI AT: 8,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada;
- Virtus 200 TSI AT: 8,2 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada;
- Virtus 250 TSI AT: 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Gasolina
- Virtus 170 TSI MT: 13,5 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada;
- Virtus 170 TSI AT: 10,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada;
- Virtus 200 TSI AT: 10,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada;
- Virtus 250 TSI AT: 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Volkswagen Virtus 2023 – dimensões
O modelo está mais comprido por conta dos novos para-choques. São 4.56 metros de comprimento total, 1.75 metros de largura, 1.48 metros de altura e 2.65 metros de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 521 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 52 litros.
Veja Também
⇒ VW T-Cross 2023: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ VW Nivus PcD: veja os preços, verões, equipamentos (e fotos)
Volkswagen Virtus 2023 – equipamentos
A versão 170 TSI com câmbio manual traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, faróis e lanternas Full-LED, rodas de liga-leve de 15 polegadas (as mesmas do Virtus Comfortline 2022), painel digital com tela de 8 polegadas, piloto automático, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay com fio, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
Já a versão 170 TSI automática traz todos os itens acima + piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (AEB), paddle shifts para trocas manuais de marcha e Start&Stop.
A versão Comfortline 200 TSI AT agrega ainda ar-condicionado digital automático, chave presencial com partida por botão, câmera de ré, faróis de neblina em LED e rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado.
A versão Highline, topo linha com motor 200 TSI, soma rodas de 17 polegadas, painel digital Active Info Display de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, detector de fadiga, sensor crepuscular e sensor de chuva.
Por fim, a Exclusive 250 TSI traz os itens da versão Highline + rodas de 18 polegadas herdadas do Virtus GTS, acabamento interno e externo diferenciado e seletor de condução.
Volkswagen Virtus 2023 – preços
*preços PcD ainda são desconhecidos, mas serão atualizados em breve.
Versão | Preço público |
170 TSI MT | R$ 103.990 |
170 TSI AT | R$ 112.990 |
Comfortline 200 TSI AT | R$ 121.990 (modelo 2022 custava R$ 122.210) |
Highline 200 TSI AT | R$ 130.030 (mesmo peço da linha 2022) |
Exclusive 250 TSI AT | R$ 144.990 (GTS 2022 custava R$ 149.020) |
Preços de revisão
Ainda são desconhecidos os preços, mas caso todas elas sigam o regime adotado até a linha 2022, sabemos que as três primeiras revisões serão gratuitas. Aguardando atualização.
Ficha técnica
Motores: 1.0T e 1.4T
Cilindrada: 999 e 1498 cm³
Potências (E): 116/128/150 cavalos
Potências (G): 109/116/150 cavalos
Torques Max.: 16,8/20,4/25,5 kgfm
Velocidade Max.: 196 km/h (170 TSI MT), 192 km/h (170 TSI AT), 196 km/h (200 TSI AT), 209 km/h (250 TSI AT)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8s (170 TSI MT), 11,7s (170 TSI AT), 10s (200 TSI AT), 8,5s (250 TSI AT)
Transmissões: manual de cinco marchas e automático de seis
Direção: elétrica
Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção traseira
Freios: disco na dianteira e traseira (200 e 250 TSI), disco na dianteira e tambor na traseira (170 TSI)
Rodas: R15, R16, R17 e R18
Dimensões gerais: 4.56 metros de comprimento total, 1.75 metros de largura, 1.48 metros de altura, 2.65 metros de entre-eixos
Tanque de combustível: 52L
Porta-malas:521L
Galeria de fotos
Versão Highline.