Em 2018, a Volkswagen lançou um novo sedan compacto para ocupar o espaço entre o já consolidado Voyage e o médio Jetta, preenchendo a lacuna de preço entre os dois e sucedendo o Polo Sedan, que foi descontinuado anos antes. Assim surgiu o Virtus, derivado do Polo lançado no final de 2017, trazendo uma relativa modernidade ao segmento.
Ele foi o primeiro sedan compacto a apresentar um painel de instrumentos totalmente digital, herdado de modelos mais caros da marca. Além disso, veio equipado com freio a disco nas quatro rodas, detector de fadiga e outros recursos.
Essas características se mantiveram até 2023, quando o Virtus passou por sua primeira reestilização, tornando-se mais completo e atualizado. Atualmente, todas as versões do sedan incluem faróis e lanternas totalmente em LED, carregador de celular por indução e, nas variantes com câmbio automático, oferecem piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência.
Para a linha 2025, a Volkswagen preserva o que já vinha sendo aplicado na linha 2023 e na linha 2024. Ou seja, gama de versões, conteúdos e motores permanecem inalterados.
Veja Também
⇒ Volkswagen para PcD: veja preços e modelos elegíveis em abril (2024)
⇒ Virtus 170 TSI automático: veja como é a versão de entrada do sedan
Quanto ao conjunto mecânico, o Virtus 2025 oferece três opções de motores e duas de transmissão. Começando com o motor das versões de entrada, temos o 1.0 TSI, também conhecido como 170 TSI devido ao seu torque, substituindo o 1.6 MSI.
São 116 cavalos no etanol e 109 na gasolina a 5.000 rpm com torque de 16,8 kgfm a 1.750 rpm independente do combustível utilizado. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis.
Nas duas versões seguintes, de nomes Comfortline e Highline, o Virtus está equipado com o motor 1.0 turbo, denominado 200 TSI, entregando 128 cavalos com etanol e 116 com gasolina a 5.500 rpm, com um torque de 20,4 kgfm a 2.000 rpm em ambos os combustíveis.
Já a versão Exclusive, sucessora da GTS, vem com um motor 1.4 turbo (250 TSI), produzindo 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm em ambos os combustíveis. Em todos esses casos, o câmbio é exclusivamente automático de seis marchas.
Quando falamos de desempenho, o 0 a 100 km/h é de 10,5s na versão 170 TSI manual e de 10,4s na 170 TSI AT. Indo para Comfortline e Highline, 9,9s, com a Exclusive marcando 8,5s.
No quesito consumo, o Virtus traz as seguintes médias:
- 170 TSI MT: 8,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (E); 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada (G);
- 170 TSI AT: 8,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (E); 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada (G);
- 200 TSI AT: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (E); 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (G);
- 250 TSI AT: 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada (E); 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada (G).
Em termos de dimensões, o Volkswagen Virtus apresenta 4.560 mm de comprimento total, 1.751 mm de largura e 1.480 mm de altura, com um entre-eixos de 2.651 mm. Além disso, oferece um porta-malas com capacidade para 521 litros, enquanto o tanque de combustível tem capacidade para 52 litros.
E, embora já estreie o novo ano-modelo, o Virtus segue com a mesma lista de itens das linha 2023 e 2024. Ou seja, desde a versão 170 TSI com câmbio manual, ele traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas, faróis e lanternas Full-LED, rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel digital com tela de 8 polegadas, piloto automático, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay com fio, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
A versão 170 TSI com câmbio automático agrega ainda piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (AEB), paddle shifts para trocas manuais de marcha e Start&Stop – sistema que desliga o motor em pequenas paradas.
A versão Comfortline 200 TSI agrega ainda ar-condicionado digital automático, chave presencial com partida por botão, central multimídia VW Play com 10,1 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, faróis de neblina em LED e rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado.
Topo de linha com o motor 200 TSI, a Highline soma rodas de 17 polegadas, painel digital Active Info Display de 10,25 polegadas, detector de fadiga, sensor crepuscular e sensor de chuva.
Por fim, a Exclusive 250 TSI adiciona rodas de 18 polegadas, acabamento interno e externo diferenciado e seletor de condução.
Abaixo, segue tabela completa de preços do Virtus tanto para o público geral quanto para PcD. Todas as versões dispõem de isenção integral de IPI e bônus de fábrica que varia com a versão – 12% na 170 TSI MT e AT, 13% para Comfortline e Highline, 11% na Exclusive.
Confira os novos preços do Volkswagen Virtus 2025
Modelos | Preços públicos | Preços PcD |
---|---|---|
Virtus 170 TSI MT | R$ 111.560 | R$ 94.640,29 |
Virtus 170 TSI AT | R$ 119.910 | R$ 102.275,31 |
Virtus Comfortline 200 TSI AT | R$ 128.990 | R$ 106.999,00 |
Virtus Highline 200 TSI AT | R$ 139.990 | R$ 116.123,66 |
Virtus Exclusive 250 TSI AT | R$ 152.490 | R$ 123.922,91 |