Em 2002, ocorria a estreia do Polo Hatch no mercado brasileiro, um produto moderno, de concepção europeia e que era um certo elo entre o compacto Gol e o médio Golf. Posteriormente, perdurou na mesma geração até 2014, quando deixou o mercado tanto na carroceria hatch quanto na sedan.
Após um hiato de três anos, finalmente, em 2017 chegou sua nova geração alinhada ao modelo europeu, totalmente renovada, mais tecnológica e que proporcionou uma grande evolução no segmento. Além disso, trouxe recursos inexistentes, como o painel de instrumentos totalmente digital e foi um dos precursores da ainda desconhecida adoção de motores turbo de baixa cilindrada.
Nesse tempo recebeu a versão GTS, uma opção de proposta mais esportiva na gama do hatch e inspirada na versão GTI comercializada no Velho Continente, se apropriando de uma estética única e do motor 250 TSI.
Com relação ao desempenho de vendas, o Volkswagen Polo nos últimos tempos tem se destacado como o líder do segmento, emplacando até o mês de outubro um total de 111.198 exemplares, único modelo de passeio a chegar na casa dos seis dígitos.
Então, se você busca conhecer todos os detalhes da versão GTS do Polo, confira o review completo a seguir. Aqui você encontrará todas as especificações técnicas, consumo, dimensões, equipamentos de série, ficha técnica, preço para PcD e muito mais.
⇒ Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2025: preço, equipamentos, ficha técnica e mais
⇒ Renault Kardian Première Edition 2025: preço, fotos, equipamentos, ficha técnica e mais
O Volkswagen Polo GTS 2025 vem equipado com um motor 1.4 turbo com injeção direta, capaz de entregar uma potência máxima de 150 cavalos a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm, ambos os números válidos tanto no etanol quanto na gasolina, enquanto sua transmissão é uma automática de seis marchas.
O consumo do hatch esportivo, segundo o INMETRO, é de 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina em cidade. Entretanto, na estrada, os números são ainda melhores, atingindo 9,8 km/l com etanol e 13,8 km/l com gasolina.
Com um tanque de combustível de 49 litros, a autonomia urbana do modelo é de 397 km (etanol) e 568 km (gasolina), enquanto a autonomia rodoviária alcança 480 km (etanol) e 676 km (gasolina).
Em termos de dimensões, o Polo tem comprimento total de 4,07 metros, com uma distância entre-eixos de 2,56 metros, largura de 1,75 metro e altura de 1,48 metro. Além disso, seu porta-malas tem 320 litros de capacidade, enquanto seu tanque de combustível comporta até 49 litros.
De série, o modelo traz ar-condicionado digital automático touchscreen, freios ABS com EBD, seis airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, piloto automático convencional.
Além disso, traz também rodas aro 18 com acabamento diamantado, central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, carregador por indução, painel digital de 10,25 polegadas, faróis matriciais em LED com tecnologia IQ. Light, lanternas traseiras com assinatura em LED, bancos dianteiros esportivos, acabamento em couro, seletor de modo de condução, chave presencial com partida por botão, entre outros itens.
Por fim, no que diz respeito aos preços, o modelo tem preço público de R$ 158.590 na cor preta e sem opcionais. No entanto, para o público PcD, está sendo comercializado por R$ 133.188,11, após a aplicação da isenção de IPI e do bônus de fábrica.
*cidade referência: São Paulo-SP.
KM OU TEMPO | PREÇOS |
---|---|
10.000 km ou 12 meses | Grátis |
20.000 km ou 24 meses | Grátis |
30.000 km ou 36 meses | Grátis |
40.000 km ou 48 meses | R$ 1.629,01 |
50.000 km ou 60 meses | R$ 699,58 |
60.000 km ou 72 meses | R$ 797,08 |
Motor: 1.4 16V
Cilindrada: 1395 cm³
Potência (E/G): 150 cv a 4500 rpm
Torque Max. (E/G): 25,5 kgfm a 1500 rpm
Velocidade Max.: 206 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,3s
Transmissão: automática de 6 marchas
Consumo urbano: 8,1 km/l (E) 11,6 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9,8 km/l (E) 13,8 km/l (G)
Autonomia urbana: 397 km (E) 568 km (G)
Autonomia rodoviária: 480 km (E) 676 km (G)
Direção: Assistência elétrica
Suspensão: Dianteira independente McPherson com mola helicoidal; Traseira eixo de torção com mola helicoidal
Freios: Dianteiros a disco ventilado; Traseiros a disco sólido
Rodas e Pneus: 205/45 R18
Dimensões gerais: Comprimento 4074 mm; Distância entre-eixos 2566 mm; Largura 1751 mm; Altura 1481 mm
Tanque de combustível: 49 litros
Porta-malas: 300 litros