No longevo 2002 acontecia a estreia do Polo Hatch no mercado brasileiro, um produto moderno, de concepção europeia e que fazia a “ponte” entre o compacto Gol e o médio Golf. Por muitos anos esteve na mesma geração, passando apenas por mudanças estéticas, uma em 2006 e outra em 2011.
Em 2017 chegou sua nova geração, totalmente renovada, mais tecnológica e que proporcionou uma grande evolução no segmento, trazendo recursos inexistentes, como o painel de instrumentos totalmente digital e sendo um dos precursores da ainda desconhecida adoção de motores turbo de baixa cilindrada.
Em 2022 assumiu de vez a função de carro de entrada da Volks, já que o consagrado Gol deixava o mercado após 42 anos. Com isso, recebeu mudanças visuais, mecânicas e de posicionamento, ficando mais barato e competitivo, sendo hoje um dos modelos mais vendidos do Brasil.
Na linha 2025, a Volkswagen não promove mudanças de conteúdo, motores nem preços para a gama do hatch compacto que segue sendo comercializado em seis versões de acabamento.
Quanto ao conjunto mecânico, o Polo 2025 oferece três opções de motores e duas de transmissão.
Começando com o motor das versões de entrada, temos o aspirado 1.0 MPI de 84 cavalos no etanol e 77 na gasolina a 6.450 rpm com torque de 10,3 kgfm no etanol e de 9,6 kgfm na gasolina a 3.000 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.
Em seguida é ofertado o 1.0 TSI, também conhecido como 170 TSI devido ao seu torque, substituindo o 200 TSI que equipava as versões Comfortline e Highline. São 116 cavalos no etanol e 109 na gasolina a 5.000 rpm com torque de 16,8 kgfm a 1.750 rpm independente do combustível utilizado. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis.
Já a versão GTS, vem com um motor 1.4 turbo (250 TSI), produzindo 150 cavalos a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm em ambos os combustíveis. Em todos esses casos, o câmbio é exclusivamente automático de seis marchas.
Quando falamos de desempenho, o 0 a 100 km/h é de 13,5s com motor MPI, 10,1s com motor 170 TSI e câmbio manual, 10,5s com o mesmo motor e câmbio automático, e 8,3s com motor 250 TSI.
No quesito consumo, o Polo traz as seguintes médias:
- MPI: 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (E); 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada (G);
- 170 TSI MT: 9,5 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (E); 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (G);
- 170 TSI AT: 8,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (E); 12,5 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada (G);
- 250 TSI AT: 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (E); 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (G).
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Em termos de dimensões, o Volkswagen Polo apresenta 4.560 mm de comprimento total, 1.751 mm de largura e 1.480 mm de altura, com um entre-eixos de 2.651 mm. Além disso, oferece um porta-malas com capacidade para 300 litros, enquanto o tanque de combustível tem capacidade para 52 litros.
Na lista de equipamentos, a versão Track do hatch já possui ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, frenagem automática pós-colisão, maçanetas e retrovisores na cor preta, DRL e faróis halógenos, sistema de som Media Plus II, rodas de 15 polegadas com calotas, 4 airbags, freios ABS, entre outros itens.
A versão MPI agrega faróis e DRL em LED, maçanetas e retrovisores na cor do carro, central multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay com fio, rodas de 15 polegadas com calotas, entre outros itens.
Já a 170 TSI manual adiciona rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos, piloto automático, painel digital de 8 polegadas, central VW Play de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, entre outros itens. A versão Sense 170 TSI AT segue a lista de itens dessa versão, mas com calotas e adicionando chave presencial com partida por botão.
A versão Comfortline 170 TSI traz ainda chave presencial com partida por botão, volante em couro com borboletas para trocas de marcha, vidros elétricos traseiros, saídas de ar traseiras com descansa-braço para o motorista, entre outros itens.
Topo de linha com o motor 170 TSI, a Highline soma rodas de 16 polegadas, painel digital Active Info Display de 10,25 polegadas, retrovisor fotocrômico, sensor crepuscular e sensor de chuva, ar-condicionado digital automático, carregador por indução, entre outros itens.
Por fim, a GTS 250 TSI adiciona rodas de 18 polegadas, acabamento interno e externo diferenciado, seletor de condução, faróis adaptativos IQ. Light, lanternas em LED, entre outros itens.
Abaixo, segue tabela completa de preços do Polo tanto para o público geral quanto para PcD. Lembrando que a versão Sense dispõe de isenção de ICMS proporcional, enquanto as demais disponíveis na modalidade são apenas isenção de IPI e bônus.
Confira os preços do Volkwagen Polo 2025
Obs: Preço público e Preço PcD
Modelos | Preços públicos | Preços PcD |
---|---|---|
Polo Track MPI | R$ 87.990 | N/D |
Polo MPI | R$ 90.990 | N/D |
Polo 170 TSI MT | R$ 101.990 | N/D |
Polo Sense 170 TSI AT | R$ 99.990 | R$ 87.028,00 |
Polo Comfortline 170 TSI AT | R$ 111.990 | R$ 97.168,40 |
Polo Highline 170 TSI AT | R$ 118.990 | R$ 103.241,97 |
Polo GTS 250 TSI AT | R$ 151.490 | N/D |