Volkswagen Nivus 2025 supera Fiat Pulse híbrido no consumo em rodovias

Comparativo de eficiência revela vantagem do Nivus em viagens rodoviárias e destaca o equilíbrio entre os dois modelos.

VW Nivus Highline 2025

A chegada do Volkswagen Nivus 2025 e do Fiat Pulse T200 Hybrid trouxe novas opções para quem busca eficiência no consumo de combustível. Enquanto o Pulse se destaca na cidade, o Nivus surpreende nas rodovias, mostrando que a eficiência não depende apenas de tecnologia híbrida.

No Pulse T200 Hybrid, a motorização combina um motor 1.0 turbo de 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, com torque de 20,4 kgfm em ambos os combustíveis. O sistema híbrido utilizado é composto por um motor elétrico multifuncional de 12V, que substitui o alternador e o motor de partida tradicionais. O câmbio CVT de 7 marchas é o mesmo das demais versões.

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Fiat Pulse Impetus Híbrido 2025

Já o Nivus 2025 utiliza o motor 1.0 turbo EA211, com 128 cv no etanol e 116 cv na gasolina, mantendo o torque de 20,4 kgfm. Esse conjunto é associado a uma transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira. Apesar de não possuir tecnologia híbrida, o modelo recebeu ajustes aerodinâmicos e de calibração no motor, que melhoraram a eficiência em até 4%.

Além da recalibração dos módulos do motor para atender às normas do Proconve L8, o Nivus 2025 passou por melhorias aerodinâmicas. Como resultado, entrega 10,3 km/l no etanol e 14,8 km/l na gasolina em rodovias, superando o Pulse Hybrid nesses cenários.

De acordo com as medições do Inmetro, o Pulse T200 Hybrid apresenta 9,3 km/l no etanol e 13,4 km/l na gasolina em áreas urbanas. Já em rodovias, os números alcançam 10,2 km/l no etanol e 14,4 km/l na gasolina, graças ao sistema híbrido leve, que ajuda a reduzir o consumo no trânsito.

Por outro lado, o Volkswagen Nivus 2025, mesmo sem tecnologia híbrida, conseguiu se destacar em rodovias.

O desempenho do Nivus em áreas urbanas, porém, é inferior: 8,6 km/l no etanol e 12,4 km/l na gasolina.

Portanto, para quem prioriza viagens, o Nivus 2025 é uma escolha mais eficiente. Porém, para uso urbano, o Pulse híbrido continua a ser uma excelente opção.