A Volkswagen do Brasil será sim mais uma vez afetada pela escassez de semicondutores que assola a indústria automotiva mundial! A informação vem do site Automotive Business e foi confirmada com o sindicato dos metalúrgicos da região. Dessa vez, atingindo a unidade de Anchieta, São Bernardo do Campo (SP), responsável por produzir Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.
No entanto, não ocorrerá uma paralisação total e sim parcial, onde haverá funcionamento apenas em um turno a partir do mês de novembro, deixando 1.500 funcionários em lay-off, ou seja, suspendendo seus respectivos contratos de trabalho. De acordo com a lei vigente no país, esse status de suspensão pode durar apenas entre dois e cinco meses.
⇒ Fábrica do Tracker retoma produção após greve
⇒ VW comemora marca de 12,5 milhões de motores produzidos
Vale destacarmos que essa crise é uma das fortes responsáveis pela subida nos preços dos veículos, além de estar afetando também a produção de smartphones, televisões, entre outros eletrônicos, pois os semicondutores são essenciais para o funcionamento de sistemas desses aparelhos. No caso dos veículos, em específico, alguns já podem ser encontrados sem central multimídia – como o Volkswagen Nivus Comfortline ou instalada de forma paralela na concessionária – vide Toyota Corolla.
Infelizmente a perspectiva não é animadora e ao longo de 2022 também deveremos ter esses movimentos de paralisações e aumentos de preços ocorrendo constantemente. Não sabemos a velocidade em que isso ocorrerá, mas é fato que a pandemia, mesmo mais controlada, impactará nossas vidas por mais algum tempo.