A fábrica de motores em São Carlos-SP acaba de completar 2 milhões de motores EA211 produzidos, motor que começou a ser fabricado em 2013. Em 2015 foi lançada sua variante TSI, que também faz parte da família EA211 e foi pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex.
Ao longo dos anos o mesmo propulsor passou a ser utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e também equipará o próximo lançamento da ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos.
⇒ VW Nivus, Polo, T-Cross e Virtus ficam até R$ 7.490 mais caros em maio
⇒ VW Gol e Voyage têm aumento de preços em maio
⇒ Volkswagen paralisa produção dos modelos Jetta e Tiguan Allspace
A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.
“Este marco de dois milhões de motores da família EA211 mostra a relevância que a fábrica tem para a região e Grupo, já que, além de abastecermos o mercado interno, também exportamos os motores TSI para Argentina, México e Espanha”, destaca Cesar Drazul, plant manager da VW São Carlos.