Parece matéria repetida, mas não é. Isso mesmo, três montadoras e um grupo empresarial automotivo optaram por modificar o ritmo das linhas de montagem no território brasileiro nesse mês de março e se estendendo para abril. Falo de Chevrolet, Hyundai, Volkswagen e do Grupo Stellantis (afetando especificamente Jeep e Fiat).
Segundo as montadoras, esse movimento dessa vez não só se justifica pela crise de falta de componentes que há basicamente três anos assola a cadeia automotiva mundial, mas também a falta de demanda que tem ocasionado aumento dos estoques em virtude de vendas reduzidas por vários fatores, entre eles juros maiores.
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Começando pela Chevrolet, a planta de São José dos Campos (SP) terá férias coletivas para 80% dos 4.000 empregados, ou seja, somente 800 trabalharão normalmente. De 27 de março a 12 de abril, a produção de motores e transmissões, bem como dos modelos S10 e Trailblazer estará suspensa.
Já na Hyundai, as atividades foram suspensas na última segunda, 20 de março, devendo retornar apenas em 4 de abril na fábrica de Piracicaba (SP) que é a responsável por produzir a Família HB20 e o SUV Creta. “A ação tem como objetivo adequar os volumes de produção para março, evitando a formação de estoques e acompanhando a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre do ano”, diz a Hyundai em nota para a revista AutoData.
A Stellantis, grupo empresarial que é dono de Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, além de outras marcas, anunciou que a fábrica pernambucana de Goiana que produz os SUVs Jeep Renegade, Compass e Commander, além da picape Fiat Toro terá suspensão das atividades de 22 de março a 9 de abril. Ademais, de 27 de março a 5 de abril outros dois turnos serão interrompidos. Betim (MG) e Porto Real (RJ) continuam normalmente.
Por último, a Volkswagen concederá aos seus funcionários da fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, um período de dez dias de férias coletivas a partir do próximo dia 27 de março e indo até o dia 5 de abril, retornando as atividades no dia 6 de abril. Lá era produzido somente o Polo Track, mas as demais versões do hatch serão produzidas também, exceto a esportiva GTS que continuará em São Bernardo do Campo.
Para corroborar com a ideia de redução da demanda, nada melhor do que trazer dados estatísticos. Segundo a Fenabrave, o número de vendas de veículos usados no Brasil reduziu 7,74% levando em consideração os meses de janeiro e fevereiro de 2023. Levando em conta somente o mês de fevereiro, 2023 recuou 0,78% em relação ao mesmo mês de 2022.
Em janeiro de 2023 foram vendidas 673.614 unidades de automóveis e no segundo mês do ano foram 621.492 exemplares. E, em fevereiro de 2022, foram 626.365 autos comercializados.
Indo para os carros zero km, foram emplacados em janeiro de 2023 103.871 exemplares contra 95.809 do mês seguinte – redução de 7,76%. Já comparando fevereiro de 2023 com o mesmo mês de 2022, redução de 4,20%: 100.006 carros foram emplacados.