De forma um tanto quanto tardia, a Hyundai celebra e anuncia o investimento de R$ 5,5 bilhões no Brasil para desenvolvimento de veículos nacionais com propulsão híbrida e elétrica, “onda” que tem tomado conta do país, vide investimentos recentes de Stellantis e Volkswagen, entre outras. Veículos movidos a hidrogênio fazem parte do acordo.
O anúncio vem após encontro do CEO global da Hyundai Euisun Chung com o presidente e o vice-presidente do Brasil na manhã de quinta, 22 de fevereiro. O investimento vem também após a criação do programa Mover, que substitui o Rota 2030, de incentivo à indústria automotiva brasileira e vai até 2032.
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Não foi falado também quais plantas fabris da sul-coreana deverão receber o aporte, mas provavelmente serão todas, sendo elas localizadas em Piracicaba (SP), Anápolis (GO) e Araraquara (SP). A primeira produz HB20, HB20S e Creta, com a segunda monta o SUV Tucson e a terceira produz trens.
Mas por qual motivo se investiria na fábrica de trens? Simples, pois como o investimento abrange o “hidrogênio verde”, poderia a Hyundai investir na produção nacional de veículos pesados, como caminhões e ônibus, utilizando o propulsor.
Porém, podemos talvez esperar versões MHEV (híbridas-leves) de HB20 e HB20S, assim como do Creta, embora exista variante elétrica do modelo no exterior, assim como também podemos aguardar plataformas HEVs e PHEVs. Como o investimento é pelos próximos 8 anos, apostar em produtos inéditos não seria leviano.