Lançamentos

Veja lançamentos de 2023 que podem estar disponíveis para PcD

Entre reestilizações, novas versões e modelos inéditos, o mercado PcD pode esperar por algumas importantes novidades.


Publicidade

O ano de 2022 está se encerrando e com isso já começamos a mirar 2023, já que estamos na penúltima semana de dezembro. Fato é que o mercado automotivo em virtude de diversos fatores, como a pandemia, deu uma reduzida de volume, mas que nesse ano começou a ser elevado de novo e a tendência é continuar.

E nós, entusiastas e profissionais do ramo automotivo, a cada ano que chega ficamos ansiosos sobre o que pode estar chegando nas ruas do nosso país. Por isso, vamos reunir aqui algumas das opções que podem chegar ao Brasil em 2023 e que se chegarem podem estar disponíveis para o público PcD.


Publicidade

Veja também

⇒ Volkswagen libera lote do Polo Comfortline 2022 para PcD; veja preço

⇒ Honda divulga preços válidos para PcD em dezembro de 2022; confira tabela

Logo, o leque de modelos aqui será reduzido, embora razoável. Confira em ordem alfabética de cada montadora:

Lançamentos Chevrolet

Tracker RS

Começando com a norte-americana Chevrolet, o representante dela por aqui é o inédito Tracker RS, modelo já apresentado no exterior, inclusive. Como a sigla da versão já sugere, seguirá a mesma receita que temos por aqui no Onix Hatch, no Cruze Hatch e no SUV Equinox. 

Ou seja, estamos falando de adereços meramente estéticos tanto no interior quanto no exterior que visam remeter uma sensação de esportividade, embora mecanicamente não tenha mudanças. Provavelmente o modelo será equipado com motor 1.2 turboflex com 133 cavalos e 21,4 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de seis marchas, baseando-se na topo Premier.

Lançamentos Citroën

C3 Aircross

Citroen C3 Aircross

Também em testes, o modelo da marca francesa que será derivado do hatch recentemente lançado C3, pertencerá a um segmento que hoje só tem uma representante popular no Brasil: o das minivans de sete lugares, cujo modelo que está hoje no segmento é a Chevrolet Spin.

Também concebido sob a plataforma CMP, a C3 Aircross terá uma pegada SUV como o pequeno hatch, devendo se apropriar e adereços plásticos por toda a carroceria, além de rack e outras soluções para conferir um design mais robusto. Será fabricado em Porto Real (RJ) e deve contar com o motor 1.6 de até 118 cavalos da Stellantis e câmbio automático de seis marchas.

O motor Turbo 200 da Fiat também não está descartado.

Lançamentos Fiat

Argo CVT

Fiat Argo 2023

Ele vai tardar um pouco, mas vem! Ansiosamente aguardado para 2022, o hatch Argo com transmissão automática CVT vai ficar para 2023 por uma questão de componentes e por isso não foi lançado. Porém, a marca segue testando o modelo para o ano que vem nas versões Drive e Trekking.

Para PcD a expectativa é ainda maior, pois pode ser ainda um dos poucos carros sem pedal de embreagem com preço abaixo dos R$ 100 mil para se enquadrar na isenção proporcional de ICMS. Conjunto mecânico será o mesmo de Pulse, Strada e mais recentemente Cronos: motor 1.3 Firefly com até 107 cavalos e 13,7 kgfm de torque aliado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Como já teve reestilização em 2022, demais mudanças não devem acontecer.

Fastback Abarth

Fiat Fastback Limited Edition T270 (Abarth)

Sim, a Fiat trata a Abarth como uma marca distinta, mas para facilitar vamos colocar aqui. Lançado o Pulse Abarth, o próximo deve ser o Fastback nessa mesma pegada esportiva. Já em testes, o SUV cupê seguirá a receita do irmão menor com diversos detalhes alusivos exclusivos da divisão esportiva, além de preparos específicos.

Se no Fastback Powered by Abarth temos o motor T270 de até 185 cavalos que também equipa o Pulse Abarth, o legítimo Fastback Abarth terá também suspensão recalibrada, freios diferenciados, modificações no próprio motor, entre outras mudanças técnicas para torná-lo esportivo de fato.

Ok que o Pulse Abarth pelo menos ainda não é comercializado para PcD, embora pelo preço possa ter isenção de IPI, mas é uma expectativa tanto para ele quanto para o futuro Fastback esportivo e por isso ele está na lista.

Lançamentos Honda

Civic G11

Honda Civic híbrido – Brasil

Aqui no caso da marca japonesa, devido a grande receptividade do público PcD a ela será feita uma exceção, pois nenhum desses modelos deve ter preço inferior a R$ 200 mil. Começando pelo sedan médio Civic, ele estará de volta ao mercado brasileiro, inclusive já temos unidades no nosso país, visto que agora ele virá da Tailândia.

A décima primeira geração totalmente nova traz para o Civic um aspecto mais conservador do que a geração anterior, embora tenha certa esportividade, mas essa função aqui será do Type-R. Falando do Civic Sedan, será vendido em versão única com ampla lista de equipamentos e propulsão híbrida.

Atuando em conjunto com motor elétrico, o sedan terá o 2.0 aspirado que juntos proporcionarão 184 cavalos e 32,6 kgfm de torque, números maiores que os do finado Civic Touring 1.5 turbo. Porém, deve ser comercializado apenas em cinco estados. 

CR-V

Honda CR-V Híbrido 2023

Também já confirmada, chegará ao Brasil em 2023 a nova geração do SUV médio CR-V seguindo a mesma receita do Civic de conferir em seu conjunto mecânico uma propulsão híbrida. Ainda desconhecemos maiores detalhes, mas já sabemos o design renovado do modelo.

Podemos esperar também ampla lista de equipamentos, como o Honda Sensing com assistentes à condução, entre outros itens de tecnologia, conforto e segurança.

ZR-V

Honda ZR-V 2023

Outro confirmado e em testes no Brasil, o ZR-V (HR-V em alguns mercados), marcará a estreia da Honda no segmento de médios mais “de acesso”. Isso pelo fato de se posicionar acima do HR-V e abaixo do CR-V, também dispondo de propulsão híbrida e importado do México. É baseado no Civic G11.

Logo, podemos esperar o mesmo conjunto mecânico do sedan, mas também não será surpresa a adoção de motor a combustão turbinado. Chega no segundo semestre de 2023.

Lançamentos Jeep

Grand Cherokee 4xe

Grand Cherokee 4xe

Abrimos mais uma exceção, mas agora para uma das marcas mais queridas para o público PcD, a Jeep. O SUV de luxo híbrido foi confirmado pela marca e já foi visto em testes no Brasi, sendo que a expectativa era chegar ainda em 2022, mas fica para 2023.

Será o segundo SUV eletrificado da marca por aqui, hoje somente o Compass ostenta esse perfil na versão Série S 4xe. Virá com um motor 2.0 turbo a gasolina somado a um motor elétrico e tendo câmbio automático de oito marchas. Claro que a tração 4×4 não ficará de fora.

A potência e torque combinados que foram divulgados são, respectivamente, 380 cavalos e 65 kgfm.

Lançamentos Peugeot

208 Turbo 200

Será finalmente a vez do hatch compacto da marca francesa ter um motor turbinado no mercado brasileiro. Rodando em testes intensos, o modelo que ganhou bastante mercado em 2022 terá adicionado nas versões topo de linha o mesmo motor 1.0 turbo que equipa Fiat Pulse e Fastback aliado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Com isso, o modelo terá até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, belo acréscimo perante o já antigo 1.6 EC5 que equipa o 208. Provavelmente a Peugeot deve dar também ao modelo mais itens de série, principalmente de assistência à condução.

Lançamentos Renault

Stepway

Roda em testes pelo Brasil uma mula do Dacia Stepway de nova geração, mas o motivo é muito nobre. A Renault está para lançar em breve um SUV compacto para rivalizar com Fiat Pulse e Fastback, além do VW Nivus. Ficará posicionado abaixo de Duster e Captur.

Porém, o modelo é inédito e não o que está rodando, ou seja, os traços ainda são totalmente desconhecidos de nós. O que também sabemos é que ele virá sob a plataforma CMF da marca francesa e estreará o motor 1.0 turbo da família TCe.

Lançamentos Toyota

Yaris

Toyota Yaris 2023

A Toyota ainda não sinalizou muita coisa, mas caso ela siga a receita da Honda com o City, trará para o Brasil em 2023 a nova geração do Yaris lançada no exterior. Contando com a mais recente identidade da marca, é concebido sob a plataforma DNGA, usada pela irmã Daihatsu.

Mecanicamente, caso venha, deve estrear por aqui o motor 1.5 aspirado da família Dynamic Force com 120 cavalos e câmbio automático do tipo CVT.

Volkswagen

Virtus 2024

novo VW Virtus

Também em testes e confirmado, o sedan compacto Virtus seguirá o hatch Polo e será renovado para seguir no mercado brasileiro. Registrado no INPI, seguirá o modelo indiano em muito do design, se diferenciando nos faróis que por sinal serão os mesmos do Nivus.

Mecanicamente passará pela mesma mudança do Polo, trocando o motor 200 TSI pelo 170 TSI, ambos 1.0 turbo. Serão 116 cavalos máximos com 16,8 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de seis marchas e podendo ainda ter opção de entrada manual. Freio a tambor atrás também será adotado.

Porém, a versão GTS com motor 250 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque também marcará presença no Polo e no Virtus.

Nivus e T-Cross reestilizados

A dupla de SUVs da marca alemã também deve receber novidades estéticas em 2023. Ambos já foram flagrados com camuflagem concentrada na dianteira e na traseira, sinalizando eventuais mudanças. 

No caso do Nivus, espera-se que ele fique mais similar ao Taigo, sua variação europeia. Embora ainda seja especulação, espera-se também o motor 170 TSI pelo menos na possível versão de entrada Sense que seguirá a mesma receita do T-Cross com menos itens e foco no público de vendas diretas.

Já o T-Cross deve manter os motores 200 TSI e 250 TSI, devendo também ficar mais recheado com a adoção de mais assistentes à condução, a exemplo do Taos e do Jetta GLI. Os faróis IQ. Light que também equipam o Taos Highline e equiparão a versão GTS de Polo e Virtus podem também ser presença no SUV. 

Share
Published by
Carlos Augusto Nascimento