O ano de 2022 está se encerrando e com isso já começamos a mirar 2023, já que estamos na penúltima semana de dezembro. Fato é que o mercado automotivo em virtude de diversos fatores, como a pandemia, deu uma reduzida de volume, mas que nesse ano começou a ser elevado de novo e a tendência é continuar.
E nós, entusiastas e profissionais do ramo automotivo, a cada ano que chega ficamos ansiosos sobre o que pode estar chegando nas ruas do nosso país. Por isso, vamos reunir aqui algumas das opções que podem chegar ao Brasil em 2023 e que se chegarem podem estar disponíveis para o público PcD.
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Logo, o leque de modelos aqui será reduzido, embora razoável. Confira em ordem alfabética de cada montadora:
Tracker RS
Começando com a norte-americana Chevrolet, o representante dela por aqui é o inédito Tracker RS, modelo já apresentado no exterior, inclusive. Como a sigla da versão já sugere, seguirá a mesma receita que temos por aqui no Onix Hatch, no Cruze Hatch e no SUV Equinox.
Ou seja, estamos falando de adereços meramente estéticos tanto no interior quanto no exterior que visam remeter uma sensação de esportividade, embora mecanicamente não tenha mudanças. Provavelmente o modelo será equipado com motor 1.2 turboflex com 133 cavalos e 21,4 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de seis marchas, baseando-se na topo Premier.
C3 Aircross
Também em testes, o modelo da marca francesa que será derivado do hatch recentemente lançado C3, pertencerá a um segmento que hoje só tem uma representante popular no Brasil: o das minivans de sete lugares, cujo modelo que está hoje no segmento é a Chevrolet Spin.
Também concebido sob a plataforma CMP, a C3 Aircross terá uma pegada SUV como o pequeno hatch, devendo se apropriar e adereços plásticos por toda a carroceria, além de rack e outras soluções para conferir um design mais robusto. Será fabricado em Porto Real (RJ) e deve contar com o motor 1.6 de até 118 cavalos da Stellantis e câmbio automático de seis marchas.
O motor Turbo 200 da Fiat também não está descartado.
Argo CVT
Ele vai tardar um pouco, mas vem! Ansiosamente aguardado para 2022, o hatch Argo com transmissão automática CVT vai ficar para 2023 por uma questão de componentes e por isso não foi lançado. Porém, a marca segue testando o modelo para o ano que vem nas versões Drive e Trekking.
Para PcD a expectativa é ainda maior, pois pode ser ainda um dos poucos carros sem pedal de embreagem com preço abaixo dos R$ 100 mil para se enquadrar na isenção proporcional de ICMS. Conjunto mecânico será o mesmo de Pulse, Strada e mais recentemente Cronos: motor 1.3 Firefly com até 107 cavalos e 13,7 kgfm de torque aliado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Como já teve reestilização em 2022, demais mudanças não devem acontecer.
Fastback Abarth
Sim, a Fiat trata a Abarth como uma marca distinta, mas para facilitar vamos colocar aqui. Lançado o Pulse Abarth, o próximo deve ser o Fastback nessa mesma pegada esportiva. Já em testes, o SUV cupê seguirá a receita do irmão menor com diversos detalhes alusivos exclusivos da divisão esportiva, além de preparos específicos.
Se no Fastback Powered by Abarth temos o motor T270 de até 185 cavalos que também equipa o Pulse Abarth, o legítimo Fastback Abarth terá também suspensão recalibrada, freios diferenciados, modificações no próprio motor, entre outras mudanças técnicas para torná-lo esportivo de fato.
Ok que o Pulse Abarth pelo menos ainda não é comercializado para PcD, embora pelo preço possa ter isenção de IPI, mas é uma expectativa tanto para ele quanto para o futuro Fastback esportivo e por isso ele está na lista.
Civic G11
Aqui no caso da marca japonesa, devido a grande receptividade do público PcD a ela será feita uma exceção, pois nenhum desses modelos deve ter preço inferior a R$ 200 mil. Começando pelo sedan médio Civic, ele estará de volta ao mercado brasileiro, inclusive já temos unidades no nosso país, visto que agora ele virá da Tailândia.
A décima primeira geração totalmente nova traz para o Civic um aspecto mais conservador do que a geração anterior, embora tenha certa esportividade, mas essa função aqui será do Type-R. Falando do Civic Sedan, será vendido em versão única com ampla lista de equipamentos e propulsão híbrida.
Atuando em conjunto com motor elétrico, o sedan terá o 2.0 aspirado que juntos proporcionarão 184 cavalos e 32,6 kgfm de torque, números maiores que os do finado Civic Touring 1.5 turbo. Porém, deve ser comercializado apenas em cinco estados.
CR-V
Também já confirmada, chegará ao Brasil em 2023 a nova geração do SUV médio CR-V seguindo a mesma receita do Civic de conferir em seu conjunto mecânico uma propulsão híbrida. Ainda desconhecemos maiores detalhes, mas já sabemos o design renovado do modelo.
Podemos esperar também ampla lista de equipamentos, como o Honda Sensing com assistentes à condução, entre outros itens de tecnologia, conforto e segurança.
ZR-V
Outro confirmado e em testes no Brasil, o ZR-V (HR-V em alguns mercados), marcará a estreia da Honda no segmento de médios mais “de acesso”. Isso pelo fato de se posicionar acima do HR-V e abaixo do CR-V, também dispondo de propulsão híbrida e importado do México. É baseado no Civic G11.
Logo, podemos esperar o mesmo conjunto mecânico do sedan, mas também não será surpresa a adoção de motor a combustão turbinado. Chega no segundo semestre de 2023.
Grand Cherokee 4xe
Abrimos mais uma exceção, mas agora para uma das marcas mais queridas para o público PcD, a Jeep. O SUV de luxo híbrido foi confirmado pela marca e já foi visto em testes no Brasi, sendo que a expectativa era chegar ainda em 2022, mas fica para 2023.
Será o segundo SUV eletrificado da marca por aqui, hoje somente o Compass ostenta esse perfil na versão Série S 4xe. Virá com um motor 2.0 turbo a gasolina somado a um motor elétrico e tendo câmbio automático de oito marchas. Claro que a tração 4×4 não ficará de fora.
A potência e torque combinados que foram divulgados são, respectivamente, 380 cavalos e 65 kgfm.
208 Turbo 200
Será finalmente a vez do hatch compacto da marca francesa ter um motor turbinado no mercado brasileiro. Rodando em testes intensos, o modelo que ganhou bastante mercado em 2022 terá adicionado nas versões topo de linha o mesmo motor 1.0 turbo que equipa Fiat Pulse e Fastback aliado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Com isso, o modelo terá até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, belo acréscimo perante o já antigo 1.6 EC5 que equipa o 208. Provavelmente a Peugeot deve dar também ao modelo mais itens de série, principalmente de assistência à condução.
Stepway
Roda em testes pelo Brasil uma mula do Dacia Stepway de nova geração, mas o motivo é muito nobre. A Renault está para lançar em breve um SUV compacto para rivalizar com Fiat Pulse e Fastback, além do VW Nivus. Ficará posicionado abaixo de Duster e Captur.
Porém, o modelo é inédito e não o que está rodando, ou seja, os traços ainda são totalmente desconhecidos de nós. O que também sabemos é que ele virá sob a plataforma CMF da marca francesa e estreará o motor 1.0 turbo da família TCe.
Yaris
A Toyota ainda não sinalizou muita coisa, mas caso ela siga a receita da Honda com o City, trará para o Brasil em 2023 a nova geração do Yaris lançada no exterior. Contando com a mais recente identidade da marca, é concebido sob a plataforma DNGA, usada pela irmã Daihatsu.
Mecanicamente, caso venha, deve estrear por aqui o motor 1.5 aspirado da família Dynamic Force com 120 cavalos e câmbio automático do tipo CVT.
Virtus 2024
Também em testes e confirmado, o sedan compacto Virtus seguirá o hatch Polo e será renovado para seguir no mercado brasileiro. Registrado no INPI, seguirá o modelo indiano em muito do design, se diferenciando nos faróis que por sinal serão os mesmos do Nivus.
Mecanicamente passará pela mesma mudança do Polo, trocando o motor 200 TSI pelo 170 TSI, ambos 1.0 turbo. Serão 116 cavalos máximos com 16,8 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de seis marchas e podendo ainda ter opção de entrada manual. Freio a tambor atrás também será adotado.
Porém, a versão GTS com motor 250 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque também marcará presença no Polo e no Virtus.
Nivus e T-Cross reestilizados
A dupla de SUVs da marca alemã também deve receber novidades estéticas em 2023. Ambos já foram flagrados com camuflagem concentrada na dianteira e na traseira, sinalizando eventuais mudanças.
No caso do Nivus, espera-se que ele fique mais similar ao Taigo, sua variação europeia. Embora ainda seja especulação, espera-se também o motor 170 TSI pelo menos na possível versão de entrada Sense que seguirá a mesma receita do T-Cross com menos itens e foco no público de vendas diretas.
Já o T-Cross deve manter os motores 200 TSI e 250 TSI, devendo também ficar mais recheado com a adoção de mais assistentes à condução, a exemplo do Taos e do Jetta GLI. Os faróis IQ. Light que também equipam o Taos Highline e equiparão a versão GTS de Polo e Virtus podem também ser presença no SUV.