Desde o ano de 2017, o segmento de compactos premium no Brasil começou a ganhar mais volume e competitividade com reforços de peso, por exemplo, Fiat Argo e Volkswagen Polo, com alguns aprimoramentos para a concorrência e ampla faixa de preços. Em 2018 vieram seus respectivos sedans, Cronos e Virtus, também mexendo com o segmento e acirrando as disputas nas vendas.
Não ficando atrás, a Toyota lançou por aqui também no ano passado o hatch compacto global Yaris, assim como sua variante sedan, com o objetivo de trazer um modelo acima do também modelo da marca japonesa e que pertence a um segmento inferior, o Etios.
Se para muitos ele era e continua sendo um patinho feio, o Yaris chegou com uma proposta de design mais rebuscado e com melhores acertos no acabamento, além do painel de instrumentos localizado no lugar mais convencional, algo um tanto criticado no irmão menor. Deu certo e o Yaris apresenta bons números de venda para a marca nos dias de hoje.
Chega a sua linha 2020 com novidades de equipamentos na versão de acesso, XL, objetivando manter-se como boa opção dentro do teto de isenção de ICMS para PcD, além de novas rodas para sua versão aventureira e novas ferramentas de conectividade do smartphone com a multimídia do carro. Confira então todos os detalhes.
O hatch compacto da marca japonesa, diferentemente do sedan, dispõe de duas opções de motorização, ambas compartilhadas com a família Etios.
A primeira opção é a 1.3 Flexfuel Dual VVT-i DOHC 16V de quatro cilindros, no etanol são 109 cavalos a 5.600 rpm com torque de 12,9 kgfm a 4.000 rpm. Na gasolina são 101 cavalos também a 5.600 rpm com torque de 12,4 kgfm na mesma faixa de torque quando abastecido com etanol. Seu 0 a 100 km/h é de 12,5 segundos e é o único propulsor do modelo que pode ser aliado a um câmbio manual de seis marchas, além da transmissão Multidrive CVT que simula sete velocidades.
Já o motor das versões mais completas do modelo é o 1.5 Flexfuel Dual VVT-i DOHC 16V de quatro cilindros que no etanol tem 110 cavalos de potência a 5.600 rpm com torque de 14,9 kgfm a 4.400 rpm. Abastecido com gasolina são 105 cavalos de potência e 14,3 kgfm de torque nas mesmas respectivas rotações com etanol. Seu 0 a 100 km/h é de 11,8 segundos e a única transmissão que pode acompanhar o motor 1.5 é a Multidrive CVT.
São 4.145 mm de comprimento total, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 310 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 45 litros.
Toyota Yaris Hatch XL 1.3 Manual/CVT: na linha 2020 para continuar atendendo o público PcD, a Toyota promoveu alterações no modelo, sendo a troca de rodas de liga leve de 15 polegadas por rodas de aço com calotas também de 15 polegadas e retirada do retrovisor interno eletrocrômico. O hatch possui ainda ar-condicionado analógico, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, faróis de neblina, bancos em tecido, duplo airbag frontal, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis com regulagem elétrica, acendimento automático dos faróis, rádio com AM/FM/CD Player/MP3/USB/entrada auxiliar/Bluetooth, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil, entre outros itens. Com transmissão CVT adiciona modo Eco Driving e controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático).
Toyota Yaris Hatch XL Plus Tech 1.3 CVT: a partir dessa versão vem uma das outras novidades do modelo. Como dispõem da central multimídia Toyota Play+ touchscreen de 7 polegadas, agora contam com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Car Play e os modelos já comercializados podem adicionar tais mecanismos em qualquer concessionária Toyota pelo custo de R$ 429,99.
A versão XL Plus Tech adiciona ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, chave presencial, partida por meio de botão, ar-condicionado digital, detalhes internos na cor prata, retrovisor interno eletrocrômico e descansa-braço traseiro.
Toyota Yaris Hatch XS 1.5 CVT: tal versão agrega rodas dual tone (preto e prata), manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, bancos em couro, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, câmera de ré, tapetes em carpete e retrovisores externos rebatíveis eletricamente.
Toyota Yaris Hatch X-Way 1.5 CVT: a versão com detalhes aventureiros do modelo acompanha a lista de itens de série da versão XS, adicionando roda de liga leve dual tone com desenho exclusivo, rack no teto, apliques de para-choque e para-lama, frisos nas laterais e logotipo X-Way na parte traseira, além do nome da versão também acompanhar os tapetes dianteiros.
Toyota Yaris Hatch XLS 1.5 CVT: a versão topo da gama do modelo agrega faróis com projetor, lanternas traseiras em LED, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), teto solar, sensor de chuva e maçanetas externas cromadas.
*Isento apenas de IPI.
Modelo | Preços Públicos | Preços PcD |
Toyota Yaris XL 1.3 Manual | R$ 66.490 | R$ 51.922,17 |
Toyota Yaris XL 1.3 CVT | R$ 68.590 | R$ 53.562,42 |
Toyota Yaris XL Plus Tech 1.3 CVT | R$ 71.990 | *R$ 64.813,83 |
Toyota Yaris XS 1.5 CVT | R$ 77.990 | *R$ 70.215,72 |
Toyota Yaris X-Way 1.5 CVT | R$ 81.990 | *R$ 73.816,99 |
Toyota Yaris XLS 1.5 CVT | R$ 83.990 | *R$ 75.617,63 |
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 247 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 531 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 429 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 771 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 429 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 663 |
Motores: 1.3 Flex e 1.5 Flex
Cilindradas: 1329 cm³ e 1496 cm³
Potências: 101/94 cv @ 5.600 rpm (E/G) e 110/105 cv @ 5.600 rpm (E/G)
Torques Max.: 12,9/12,5 kgfm @ 4.000 rpm (E/G) e 14,9/14,3 kgfm @ 5.600 rpm (E/G)
Transmissões: manual de seis marchas ou CVT com sete marchas simuladas
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/60 R15
Dimensões: Comprimento 4.145 mm; Largura 1.730 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.550 mm
Capacidade do tanque: 45 L.
Porta-malas: 310 L.
Peso ordem de marcha: 1110 kg (1.3) e 1530 kg (1.5)