Lançado em 2018, o Toyota Yaris veio para ser uma ponte entre a linha do Etios, compacto de entrada da marca, e do médio Corolla (nesse caso mais especificamente o Yaris Sedan). Inicialmente fez algum sucesso, sobretudo entre o público PcD, dada a disponibilidade de versões com isenção de IPI e ICMS.
No entanto, nunca empolgou a ponto de fazer perigo nos rivais da ponta, mas não o torna um carro ruim. Com os tradicionais atributos reconhecidos da Toyota, o Yaris é bastante pretendido por clientes mais conservadores que não fazem tanta questão de motor turbo ou tecnologias a mais. Vamos ver agora todos os detalhes da versão XL Live com carroceria sedan. Confira:
O sedan compacto da marca japonesa tem o motor 1.5 Dual VVT-i DOHC aspirado. Nele, o modelo possui 110 cavalos no etanol e 105 na gasolina a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque no etanol, e 14,3 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, o conhecido Multidrive CVT.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 8,9 e 10,6 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 13 e 14,4 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
São 4.425 mm de comprimento total, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 473 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 45 litros.
⇒ Toyota Yaris XS 1.5 CVT: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Toyota Yaris Hatch XL Live 1.3 CVT: preço, fotos, equipamentos e mais
A versão dispõe de ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando, computador de bordo com 12 funções, volante multifuncional com ajuste de altura, controle de cruzeiro (piloto automático), apoio de braço para o motorista, sensor crepuscular, maçanetas e retrovisores na cor do carro, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, predisposição para rádio, duplo airbag frontal, freios ABS, ISOFIX, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
O preço sugerido do modelo é a partir de R$ 94.490, exceto nos estados de São Paulo e Paraíba. Para a modalidade PcD há isenção de IPI, com preço de R$ 85.126,14. Vale destacar que o modelo recebe isenção parcial de ICMS, no entanto, isso é apenas para 2022.
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 364,77 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 759,00 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 585,00 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.071,00 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 585,00 |
Motor: 1.5;
Cilindrada: 1496 cm³;
Potência Max.: 110 cavalos @ 5.600 rpm (E/G);
Torque Max.: 14,9 kgfm @ 4.000 rpm (E/G);
Transmissão: Automática CVT com sete marchas simuladas;
Direção: Elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS;
Pneus/Rodas: 185/60 R15;
Dimensões: Comprimento 4.425 mm; Largura 1.730 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.550 mm;
Capacidade do tanque: 47 L.;
Porta-malas: 473 L.;
Peso ordem de marcha: 1150 kg.