Lançado em 2018, o Toyota Yaris veio para ser uma ponte entre a linha do Etios, compacto de entrada da marca, e do médio Corolla (nesse caso mais especificamente o Yaris Sedan). Inicialmente fez algum sucesso, sobretudo entre o público PcD, dada a disponibilidade de versões com isenção de IPI e ICMS.
No entanto, nunca empolgou a ponto de fazer perigo nos rivais da ponta, mas não o torna um carro ruim. Com os tradicionais atributos reconhecidos da Toyota, o Yaris é bastante pretendido por clientes mais conservadores que não fazem tanta questão de motor turbo ou tecnologias a mais.
⇒ Toyota libera Corolla e Corolla Cross 2023 com isenção para PcD
⇒ Últimas notícias sobre a Toyota
Porém, a linha 2023 vem com relevantes novidades de conteúdo e estética, sendo que a versão XL, aqui mostrada, não passou por tantas mudanças. Contudo, as versões mais completas que mostraremos após contam com importantes itens de auxílio a condução, por exemplo. Confira o modelo em detalhes:
O sedan compacto da marca japonesa tem o motor 1.5 Dual VVT-i DOHC aspirado. Nele, o modelo possui 110 cavalos no etanol e 105 na gasolina a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque no etanol, e 14,3 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, o conhecido Multidrive CVT.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 8,9 e 10,6 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 13 e 14,4 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
São 4.425 mm de comprimento total, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 473 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 45 litros.
A versão dispõe de ar-condicionado manual, direção elétrica, alarme perimétrico, 7 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e BAS, cinto de segurança de três pontos (com sonoro de desafivelamento) e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX. Traz ainda aviso de faróis ligados e portas abertas, trava automática das portas (a partir de 20 Km/h), desembaçador do vidro traseiro, limpador do para-brisa Intermitente, bancos e portas com acabamento em tecido, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, roda 15″ de aço, abertura elétrica do porta-malas, chave com comandos integrados: abertura e travamento das portas e alarme, bancos e coluna de direção com regulagem, computador de bordo com 12 funções, console central com dois porta-copos iluminados e porta-objetos com tampa, 2 entradas USB traseiras (carregamento), faróis halógenos, indicador de economia no painel, luz de condução diurna em LED, luzes de leitura individuais para motorista e passageiro dianteiro, Manta para Abafamento do Ruído no Interior do Capô, Modo de seleção de condução Eco/Sport, Painel de instrumentos com tecnologia Optitron, Para-sol com espelho para motorista e passageiro, quatro alto-falantes, central multimídia de tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos dianteiros e traseiros com antiesmagamento e volante com controles de áudio e computador de bordo.
O preço sugerido do modelo é a partir de R$ 95.680, exceto nos estados de São Paulo e Paraíba. Para a modalidade PcD há isenção de IPI, com preço de R$ 76.048.
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 364,77 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 759,00 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 585,00 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.071,00 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 585,00 |
Motor: 1.5;
Cilindrada: 1496 cm³;
Potência Max.: 110 cavalos @ 5.600 rpm (E/G);
Torque Max.: 14,9 kgfm @ 4.000 rpm (E/G) ;
Transmissão: Automática CVT com sete marchas simuladas;
Direção: Elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS;
Pneus/Rodas: 185/60 R15;
Dimensões Comprimento 4.425 mm; Largura 1.730 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.550 mm;
Capacidade do tanque: 47 L.;
Porta-malas: 473 L..