Hoje o review fica por conta da versão intermediária do Toyota Yaris hatch 2023, a XS. A linha 2023 vem com relevantes novidades de conteúdo e estética, inclusive a intermediária XS que, a partir de agora, traz o Toyota Safety Sense com alguns assistentes a condução, embora fique devendo o piloto automático adaptativo.
A modelo segue com números de vendas razoáveis. Em março último por exemplo, o hatch emplacou 2.085 unidades, ficando na sétima posição entre os hatches mais vendidos em março.
Confira agora todos os detalhes da versão XS:
O hatch compacto da marca japonesa tem o motor 1.5 Dual VVT-i DOHC aspirado. Nele, o modelo possui 110 cavalos no etanol e 105 na gasolina a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque no etanol, e 14,3 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, o conhecido Multidrive CVT.
No etanol as médias conforme medição do INMETRO são 9 e 9,9 km/l em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 13,1 e 14,2 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
São 4.145 mm de comprimento total, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 310 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 45 litros.
A versão dispõe de ar-condicionado digital automático, direção elétrica, alarme perimétrico, 7 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e BAS, cinto de segurança de três pontos (com sonoro de desafivelamento) e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX. Traz ainda aviso de faróis ligados e portas abertas, trava automática das portas (a partir de 20 Km/h), desembaçador do vidro traseiro, limpador do para-brisa Intermitente, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, Sistema de Alerta de Mudança de Faixa e Sistema de Alarme Volumétrico.
Além disso, traz acabamento interno com partes revestidas de tecido preto, couro e material sintético preto, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, rodas de liga-leve de 15 polegadas com acabamento escurecido, piloto automático, abertura elétrica do porta-malas, chave presencial com partida por botão, bancos e coluna de direção com regulagem, computador de bordo com tela em TFT de 4,2 polegadas, console central com dois porta-copos iluminados e porta-objetos com tampa, 2 entradas USB traseiras (carregamento), faróis halógenos com projetor, lanternas traseiras com assinatura em LED, indicador de economia no painel, luz de condução diurna em LED, luzes de leitura individuais para motorista e passageiro dianteiro, Manta para Abafamento do Ruído no Interior do Capô, Modo de seleção de condução Eco/Sport, Para-sol com espelho para motorista e passageiro, quatro alto-falantes, central multimídia de tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos dianteiros e traseiros com antiesmagamento e volante com controles de áudio e computador de bordo.
O preço sugerido do modelo é a partir de R$ 102.090,00, exceto nos estados de São Paulo e Paraíba. Para a modalidade PcD há isenção de IPI, com preço de R$ 91.370,55.
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 364,77 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 759,00 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 585,00 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1.071,00 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 585,00 |
Motor: 1.5;
Cilindrada: 1496 cm³;
Potência Max.: 110 cavalos @ 5.600 rpm (E/G);
Torque Max.: 14,9 kgfm @ 4.000 rpm (E/G);
Transmissão: Automática CVT com sete marchas simuladas;
Direção: Elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS;
Pneus/Rodas: 185/60 R15;
Dimensões: Comprimento 4.145 mm; Largura 1.730 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.550 mm;
Capacidade do tanque: 47 L;
Porta-malas: 310 L.