Toyota transferirá produção do Corolla para Sorocaba

Fábrica de Indaiatuba será fechada, mas movimento será gradual até o ano de 2026.

Fábrica do Toyota Corolla em Indaiatuba
Fábrica do Toyota Corolla em Indaiatuba

A Toyota do Brasil não apenas anuncia investimentos no Brasil, mas também que a produção local do seu best-seller, o sedan médio Corolla, será gradativamente transferida até o ano de 2026. Isso ocorrerá pelo fato de a fábrica de Indaiatuba que produz apenas o sedan ser fechada, concentrando todas as operações na unidade de Sorocaba, ambas em São Paulo.

“Para efetivar essa significativa expansão da capacidade produtiva, será necessário construir novas instalações no local, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). Isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026. É importante ressaltar que esse movimento visa a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba, com o objetivo de apoiar o crescimento da capacidade produtiva. As contratações terão início em meados de 2026 e, até 2030, deverão alcançar 2 mil novos empregos diretos.”

Veja Também

⇒ Qual levar? Toyota Yaris XL ou Toyota Yaris XS

⇒ Toyota Corolla Cross para PCD: SUV médio tem desconto de R$ 22 mil, confira

E, por mais estranho que isso possa soar, faz sentido, já que mesmo tendo vendas muito expressivas para o segmento, o Corolla já não tem mais o mesmo vigor de antes e que demande uma fábrica dedicada apenas a ele. Ademais, como o Corolla Cross que é feito em Sorocaba tem boa parte dos mesmos componentes, concentrar tudo no mesmo local não é má ideia.

Logo, Sorocaba terá a capacidade de produção dobrada de 200 mil para 400 mil veículos por mês, inclusive também em virtude da chegada cada vez mais próxima do SUV Yaris Cross, modelo que deve ter volumes bastante elevados também de produção e vendas.

Fonte: AutoData