A Toyota lançou nesse início de ano o primeiro facelift do compacto Yaris, tanto hatch quanto sedan, no mercado brasileiro. Com quase quatro anos de mercado, a japonesa deixou o modelo mais atualizado, tecnológico e seguro, adotando itens de auxílio a condução.
No entanto, também nesse mês de janeiro, foram registrados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), desenhos de patentes do próprio Yaris em ambas as carrocerias com um design que se difere do lançado aqui. A começar pelos faróis que como as imagens mostram são mais retangulares com um leve prolongamento até a grade.
Falando em grade, a superior é dividida em duas, abrigando ao centro o emblema da Toyota e a do para-choque possui formato similar a grade do Yaris antigo. Já os faróis de neblina estão nas extremidades do para-choque com molduras verticais.
Porém, fica uma pergunta: o que pode motivar a Toyota a registrar logo agora que foi lançada a renovação do modelo no Brasil? O site Notícias Automotivas que publicou com exclusividade a matéria a respeito do registro levantou duas hipóteses.
A primeira seria apenas um mero registro com o intuito de proteger os direitos pertencentes ao desenho do veículo, evitando plágios, entre outras coisas do gênero. Outra hipótese seria um possível lançamento de uma variante mais básica do Yaris para reduzir a precificação inicial e substituir de certa forma o Etios que saiu sem deixar sucessor direto.
O que resta é aguardar para ver o que a Toyota pretende fazer, se é que pretende.