Dando prosseguimento aos reviews aqui no Mundo do Automóvel para PcD, trazemos hoje um modelo consagrado mundialmente não só pela confiabilidade e robustez que são tradicionais na marca, mas sim por toda tecnologia que o cerca há anos, trazendo inovações a cada geração e de certo modo a frente do seu tempo, o Toyota Prius. O sedan médio híbrido da marca japonesa, a venda no Brasil há algum tempo e que foi por um tempo o único disponível por aqui com essa forma de motorização.
Com um design exótico, atual e diferente da maioria dos veículos comercializados, o Prius encanta alguns por esse avanço no design exterior e no interior também, trazendo algumas soluções diferenciadas e bem interessantes, como manopla de transmissão do tipo “joystick” e Head Up Display colorido. É fato que ele nunca foi um sucesso de vendas, não apresentando bons números nos rankings de vendas, mas vale levar em consideração tanto a proposta do veículo quanto os custos, além de agora possuir um fator ainda mais “complicador” para ele, que é o Corolla com opção híbrida em preços similares.
No âmbito de vendas diretas, mais especificamente na modalidade PcD, a Toyota disponibiliza o Prius com isenção de IPI no mesmo esquema da nova geração do SUV RAV4 Hybrid, ou seja, ambos os modelos por virem do Japão são disponibilizados por aqui através de acordo com a Receita Federal do Brasil. Confira aqui no M.D.A todos os detalhes do modelo.
⇒ Toyota Yaris 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Toyota RAV4 2019: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Toyota Yaris Sedan 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Toyota Corolla 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Como falado anteriormente, o Toyota Prius foi concebido com uma proposta tecnológica, estando à frente do seu tempo e trazendo a tona uma questão que cada vez mais se comenta no mundo automotivo: a hibridização.
O Toyota Prius vem com o propulsor 1.8 Dual VVT-i 16V com quatro cilindros em linha movido a gasolina (Corolla traz a tecnologia Hybrid Flex) que atua em conjunto com um propulsor elétrico. Sozinho tem potência de 98 cavalos a 5.200 rpm com torque de 14.4 kgfm a 3.600 rpm. O motor elétrico gera potência de 72 cavalos com torque de 16.6 kgfm. Em conjunto, esses dois motores têm potência combinada de 123 cavalos. O câmbio utilizado é automático do tipo CVT com alavanca do tipo joystick
São 4.540 mm de comprimento total, 1.760 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 412 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 43 litros.
Vendido em única versão, o Toyota Prius dispõe de ar-condicionado integrado digital automático de duas zonas, direção elétrica, trio elétrico, faróis de LED, lanternas traseiras de LED, luzes diurnas de LED, banco do motorista com 8 posições de regulagem elétrica, bancos traseiros bipartidos, bancos dianteiros com aquecimento, volante regulável em altura e profundidade, freio de estacionamento no pé, chave presencial com partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento, head up display, carregamento de celular por indução, bancos revestidos em tecido, central multimídia Toyota Play touchscreen de sete polegadas com TV Digital/MirrorLink/CD/Bluetooth, sistema de áudio JBL, entre outras funções. Conta com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, sistema ISOFIX, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga de 15 polegadas com calotas metálicas, entre outros itens.
*atualizado em Dezembro/2019
Hybrid 1.8 CVT – Preço público: R$ 128.530 – Preço PcD: R$ 120.819,47
Para o que se espera de um modelo híbrido, suas médias de consumo são muito boas: 18,9 km/l em cidade e 17 km/l em estrada. O Prius ainda conta com alguns modos de condução que podem influenciar no consumo prático.
KM/tempo | Valor |
10 Mil ou 12 meses | R$ 319,60 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 582 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 465 |
40 Mil ou 48 meses | $ 921 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 549 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 1.236 |
Motores: 1.8 Dual VVT-i 16V a gasolina + um motor elétrico (Ciclo Atkinson)
Cilindrada: 1798 cm³
Potências: 98 cavalos @ 5200 rpm (motor 1.8), 122 cavalos (combinada)
Torque Max.: 14,4 kgfm @ 3.600 rpm (motor 1.8), 16,6 kgfm (motor elétrico)
Transmissão: CVT
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 195/65 R15
Dimensões: Comprimento 4.540 mm; Largura 1.760 mm; Altura 1.490 mm; Entre-eixos 2.700 mm
Capacidade do tanque: 43 L.
Porta-malas: 412 L.
Peso ordem de marcha: 1400 kg.