A venda no mercado brasileiro há um tempo, o Toyota Etios Sedan cativa o público que demanda um sedan compacto com bom espaço interno, porta-malas que conta com boa dimensão, além de robustez e confiabilidade mecânica. Apesar do design interno e externo ser peculiar, para muitos esses detalhes passam despercebido.
É fato que a chegada do seu irmão maior Toyota Yaris Sedan proporcionou uma queda considerável no seu número de vendas, inclusive fez com que a marca alterasse a gama de versões, retirando versões mais completas como XLS e Platinum, resumindo tanto Etios Hatch e Sedan em apenas duas versões. Contudo, a Toyota do Brasil buscando cativar os públicos de taxistas, frotistas, motoristas de aplicativo ou aqueles que rodam altas quilometragens e buscam economia de combustível lança nesse final de ano uma novidade para essas pessoas.
⇒ Toyota Yaris 2020 recebe novas nomenclaturas e versão hatch intermediária ganha motor 1.5
⇒ Conheça o Toyota Raize, futuro SUV nacional
⇒ Toyota Corolla 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Trata-se da possibilidade da variante Sedan do compacto Etios possuir um kit homologado da empresa italiana Landirenzo de GNV (Gás Natural Veicular), fazendo do modelo mais atrativo e quem sabe aumentando a fatia de vendas para 2020. Com o preço sugerido de R$ 5.360, são abertas duas possibilidades. Ou o cliente já sai da concessionária com o GNV plenamente instalado no veículo e pronto para utilização ou instala posteriormente em uma oficina autorizada pela Landirenzo num período de até 30 dias após a retirada ou 5.000 km. Essa questão da quilometragem facilita a vida de quem adquirir um Etios Sedan 2020 seminovo que ainda não atingiu a quilometragem estabelecida e deseja instalar o kit, pois não há nenhum impedimento nesse caso.
Para que o modelo passasse a contar com essa possibilidade, a Toyota promoveu reforços na calibração do módulo de injeção e em alguns itens que compõem o motor visando maior durabilidade e resistência na modificação, reduzindo riscos de incêndios, por exemplo. A instalação será de forma progressiva, ou seja, inicialmente somente as lojas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro estarão com essa novidade à disposição, mas no mês de março as regiões Sul e Nordeste poderão dispor do Toyota Etios Sedan com GNV. Em junho será a vez das regiões Centro-Oeste e Norte.
[Foto: Divulgação]