O best-seller mundial Toyota Corolla chegou à linha 2024. Ele é o sedan médio mais vendido do Brasil consecutivamente há anos e, cada vez menos ameaçado, já que o Honda Civic que era seu principal algoz deixou de ser produzido por aqui para vir importado e com bem menos volume.
Já o Chevrolet Cruze está saindo de linha, sobrando a nova geração do Nissan Sentra que chegou esse ano, ou seja, mesmo consolidada, a Toyota se mexeu e em pontos muito positivos, além de necessários. O M.D.A esteve na concessionária Toyolex, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para conferir um exemplar na versão intermediária e mais vendida: XEi.
Sobre esse ponto, é basicamente um consenso que o Corolla de décima segunda geração é o que tem design mais desprendido do conservadorismo, tendo traços fortes por toda a carroceria, mas sem perder a identidade de um sedan médio tradicional.
Sobre a linha 2024 em específico, os olhares menos atenciosos não irão perceber as mudanças tão fácil, principalmente se estiver ao lado de um Corolla pré-facelift. Isso, pois a marca japonesa mudou somente, e tão somente, a grade dianteira que ganhou novos elementos em colmeia e em black piano, e as rodas de 17 polegadas.
Aliás, os pneus também mudaram, saindo os 225/45 para a entrada dos 215/50 para conferir mais conforto ao modelo, além de deixar um pouco mais altinho, já que uma das maiores críticas dessa geração é a facilidade com a qual se raspa a frente. Já a traseira segue inalterada, mas poderia ao menos nessa versão ter adotado as lanternas que são das versões GR-S e Altis, assim como a dianteira poderia trazer faróis já em Full-LED, equipamento de série em alguns sedans compactos.
Aqui estão as maiores mudanças do Corolla 2024, todas muito bem-vindas e necessárias para um modelo desse segmento e precificação. A começar pelo quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, bastante configurável e com resolução bastante elevada, sendo comparada a carros de categoria premium. Contrasta bastante com o “questionável” painel analógico com uma pequena tela de computador de bordo usada anteriormente.
Outra mudança é a central multimídia com tela antirreflexo de nove polegadas e espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Centrais multimídias nunca foram o forte em muitos carros japoneses, mas essa nova do Corolla traz uma boa resolução, nitidez, além de ser bem ágil ao simples comando dado. É uma evolução muito positiva frente à antiga central de 7 polegadas.
Já na traseira, a Toyota sanou outra crítica de usuários do Corolla, pois adotou saídas de ar e duas tomadas USB do tipo C para os ocupantes, aumentando o conforto e a qualidade a bordo.
Tudo isso se alia ao grande padrão de acabamento do modelo, composto por materiais emborrachados tanto no painel quanto nas portas, inclusive traseiras, o que nos dias atuais é bastante elogioso, sem falar nos bancos em couro. O volante é regulável em altura e profundidade e o banco do motorista possui ajustes manuais na versão XEi.
Na tecnologia, aliada à segurança, a Toyota agrega ao sistema Toyota Safety Sense, a partir da versão XEi, detecção a pedestres e motociclistas, mantendo o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa com correção ativa e sistema de pré-colisão frontal.
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Como ainda não andamos no modelo, não podemos dizer se tem diferença na prática, mas o Corolla 2024 perdeu 2 cavalos no etanol e 0,1 kgfm de torque, passando dos 177 cv para 175 e dos 21,4 kgfm para 21,3 kgfm. Muito possivelmente essas mudanças sejam para atender questões de emissões, mas o modelo está também mais econômico em relação ao 2023.
Equipado com câmbio automático CVT com dez marchas simuladas, o sedan surpreende em consumo. Segundo o INMETRO, com gasolina o modelo faz 12,3 km/l em cidade e 14,9 km/l em rodovia. Já no etanol, 8,6 e 10,7 km/l, respectivamente. São médias muito boas para um modelo desse porte com um motor aspirado de alta litragem, ficando páreo com alguns 1.0 turbo.
Bom, o Toyota Corolla XEi 2024 desponta como uma grande opção para o público, sobretudo por ter mantido o bônus de 5% que complementa a isenção de IPI para pessoas com deficiência. Ademais, mesmo com todos os avanços, a marca japonesa, ao menos por enquanto, não elevou de forma exagerada o preço do Corolla nessa versão.
Na cor Branco Lunar, perolizada e que ilustra nossa matéria, o modelo sai de R$ 160.920 para R$ 141.183,97, mais de R$ 18 mil de redução, um montante considerável se for levar em conta o nível do veículo.
Agradecimento ao consultor de vendas diretas Marcus Vinícius da Toyota Toyolex na cidade de Natal-RN pela condução da nossa visita. Contatos: (84) 99406-9790 (Whatsapp) e marcus.costa@toyolex.com.br.