Lançada em 2014 no Brasil, a décima primeira geração do Toyota Corolla surgiu totalmente diferente da geração anterior, com design mais rebuscado e jovial (ainda que conservador) trouxe um novo câmbio automático do tipo CVT em substituição ao antigo automático de quatro marchas, duas opções de motorização, maior espaço interno, acabamento superior, entre outras inovações.
Naquela época, vale destacar que a versão de entrada GLi oferecia tanto opção de câmbio manual de seis marchas quanto de automático CVT com sete marchas simuladas, sendo que custavam R$ 66.570 e R$ 69.990. Eram as únicas opções do sedan médio que se enquadravam no teto para isenção de ICMS para PcD, na época de R$ 70.000, assim como ainda permanece. Logo, a versão GLi com câmbio CVT era bem requisitada por esse público, vindo equipada com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de áudio com volante multifuncional, entre outros itens.
Contudo, cerca de um ano depois em março de 2015, a Toyota reposicionou o Corolla com motor 1.8 e o Corolla GLi tanto manual quanto automático (era a única diferença entre eles) passaram a ter uma lista de equipamentos mais enxuta, com a versão GLi Upper acima delas e equipada com os mesmos itens do lançamento. Foram retirados: rádio, volante multifuncional, bancos revestidos em couro e rodas de liga leve com o intuito de ainda tornar possível a aquisição do veículo por PcD após o aumento aplicado em toda a gama.
Toyota Corolla GLi Tecido CVT : anos em produção e mudanças
Como dito anteriormente, essa versão foi criada principalmente para atender os anseios do público PcD por um veículo de nível maior em relação aos veículos comercializados na mesma faixa de preço, tendo ainda alguns concorrentes como a linha Business dos sedans Peugeot 408 e Citroën C4 Lounge, além de Renault Fluence.
Começou a ser comercializado em 2015 e contou com apenas uma mudança relativamente significativa até a sua saída de cena, ocorrida entre o final de 2017 e o início de 2018. Essa mudança foi em março de 2017 como lançamento da linha 2018, talvez a maior leva dessa versão do modelo tenha acontecido nesse ano. O modelo passou por mudanças estéticas visuais e uma pequena mudança na traseira com uma nova régua da tampa do porta-malas e lanternas parcialmente em LED, além de finalmente adotar controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sete airbags.
Seu fim ocorreu por conta do sedan compacto premium Toyota Yaris preencher essa lacuna de preços que era ocupada pelo Corolla GLi Tecido. Porém, existem ainda algumas unidades da versão GLi Tecido no modelo 2019 com fabricação em 2018, mas já não destinadas ao público PcD.
Toyota Corolla GLi Tecido CVT: especificações
O Toyota Corolla nessa versão contava com o motor 1.8 16V VVTi quatro cilindros. Quanto a potência, ele entrega no etanol 144 cavalos a 6.000 rpm e 139 cavalos também a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 18,4 kgfm a 4.200 rpm quando com etanol e com gasolina o número é 17,7 kgfm na mesma faixa de rotação.
O câmbio, como já dizemos, é automático do tipo continuamente variável (CVT) que possui sete marchas simuladas, mas sem paddle shift para trocas manuais.
Toyota Corolla GLi Tecido CVT dimensões
São 4.620 mm de comprimento total, 1.775 mm de largura, 1.475 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 470 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 60 litros.
Veja Também
⇒ Corolla GLi 2020: Clientes PcD têm bônus de 5%
⇒ Toyota Yaris Sedan XL Live: preço, fotos, itens de série e mais
⇒ Toyota Corolla 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Toyota Corolla GLi Tecido CVT: equipamentos
A versão vinha equipada com ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores com regulagem elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo com tela simples, chave canivete, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, bancos em tecido com tonalidade clara, airbags e freios ABS. Até a linha 2017, essa versão contava com cinco airbags (frontais, laterais e de joelhos para o motorista), agregando airbags de cortina em 2017, passando a dispor de sete. No mesmo ano, lanternas traseiras com LED, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa passaram a ser de série.
Toyota Corolla GLi Tecido CVT: preços de época, atuais e desvalorização
*preços de revenda são referenciados do site WebMotors e não significam que o veículo valerá o correspondente ao parâmetro. Localidade, conservação e quilometragem são alguns dos fatores que são determinantes para o valor da revenda. Pesquisas realizadas em Março/2020.
Desde o início ao fim da sua comercialização no Brasil, o preço público do Toyota Corolla GLi Tecido ficou estabelecido em R$ 69.990. Isso sem qualquer tipo de bônus ou isenção na aquisição do modelo, que inclusive poderia ser comprada por qualquer cliente. Contudo, a fila de espera acabava sendo maior que a das PcD e taxistas, público alvo da versão.
Aplicadas as isenções de IPI e ICMS, o valor de compra do Toyota Corolla nessa versão era de R$ 54.654, aproximadamente. Os preços de tabela Fipe e média de mercado são os seguintes:
- Modelo 2016: R$ 61.357 (Fipe) e R$ 63.034 (média de mercado);
- Modelo 2017: R$ 65.611 (Fipe) e R$ 65.997 (média de mercado);
- Modelo 2018: R$ 69.365 (Fipe) e R$ 70.407 (média de mercado);
- Modelo 2019: R$ 74.831 (Fipe) e R$ 79.033 (média de mercado).
O modelo 2016 do sedan teve desvalorização média de aproximadamente 12% se levados em conta o preço público e o atual de Tabela Fipe, já a linha 2017 com os mesmos referenciais teve desvalorização na casa de 6%, mas próxima de 7%. O modelo 2018 com desvalorização abaixo de 1% e o modelo 2019 merece um adendo importante: seu preço público era de R$ 79.990, ficando com desvalorização na casa de 6%, também próxima de 7%.
Toyota Corolla GLi Tecido CVT: consumo
- Etanol: 7,8 km/l em cidade e 9,2 km/l em estrada;
- Gasolina: 11,4 km/l em cidade e 13,2 km/l em estrada.
Toyota Corolla GLi Tecido CVT: ficha técnica
Motor: 1.8 16V VVTi
Cilindrada: 1798 cm³
Potências Max.: 144 cavalos/139 cavalos @ 6.000 rpm (E/G)
Torques Max.: 17,7 kgfm/18,4 kgfm @ 4.200 rpm (E/G)
Transmissão: CVT com sete velocidades simuladas e trocas manuais
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira com barra estabilizadora e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 205/55 R16
Dimensões: Comprimento 4.620 mm; Largura 1.775 mm; Altura 1.475 mm; Entre-eixos 2.700 mm
Capacidade do tanque: 60 L.
Porta-malas: 470 L.
Peso ordem de marcha: 1260 kg.
[Fotos: Michael W./Divulgação]