Exatamente uma semana após o lançamento da linha 2025 do SUV médio líder de mercado, o Jeep Compass, o seu maior algoz ganha novidades para o novo ano-modelo. Estou falando do Toyota Corolla Cross, modelo que aposenta o polêmico freio de estacionamento no pé e ganha outras novidades.
O mix de versões segue o mesmo, sendo as versões XR, XRE, GR-Sport e XRX com motor 2.0, e XRV e XRX com propulsão híbrida. Vale destacar que a versão XR passa a ser destinada com foco na modalidade de vendas diretas.
Começando pelo visual, a dianteira ganha uma nova grade em estilo colmeia e de certo modo mais discreta, conferindo um visual mais limpo para a frente do SUV japonês. As versões XRX e GR-Sport ganham ainda conjunto óptico renovado combinando de forma ainda mais integrada farol alto e de baixa intensidade em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial tridimensional.
A partir da versão XRE, novas rodas de 18 polegadas equipam o SUV. Na traseira, apenas as lanternas traseiras levemente redesenhadas, mantendo a polêmica “marmita”, que nada mais é do que o silencioso do escapamento aparente.
Assim como no Corolla Sedan a partir da versão XEi, o Cross ganha a partir da XRE um painel de instrumentos digital e totalmente configurável de 12,3 polegadas, trazendo mais tecnologia ao modelo, assim como carregador de celular por indução a partir dessa mesma versão.
Porta-malas com abertura elétrica é outra novidade, mas só nas versões GR-Sport e XRX (2.0 e Hybrid). Os novos acabamentos internos ampliam a percepção de uma categoria superior, incluindo novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. A iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE.
Os modelos híbridos flex XRX Hybrid e XRV do Novo Corolla Cross vêm equipados com o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex. Este motor produz 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina, além de oferecer um torque de 14,5 kgfm, tanto com etanol quanto com gasolina. Este motor opera em conjunto com dois motores elétricos que fornecem 72 cv de potência e um torque de 16,6 kgfm.
A versão híbrida flex é equipada com a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem, eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor sem desperdiçar energia e contribuindo para a eficiência de combustível.
Os híbridos flex da Toyota têm um consumo 30% menor em comparação com as versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO₂ quando abastecidos com etanol.
As versões equipadas com o motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, capazes de gerar até 175 cv e um torque de 20,8 kgfm, foram atualizadas com a inclusão do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). Além disso, as configurações desses modelos contam com a transmissão Direct Shift, que simula dez marchas. Essa transmissão combina a suavidade de uma transmissão CVT convencional com a sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que melhora a aceleração em primeira marcha durante a arrancada do veículo.
Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.
Na linha 2025, o modelo traz Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades, adicionando mais comodidade e segurança nas viagens, juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Além disso, dois novos sensores dianteiros de estacionamento foram incorporados para garantir mais segurança e precisão ao manobrar.
O SUV é ainda equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos e, diante da possibilidade de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos de impacto. No Corolla Cross, o sistema também detecta pedestres e ciclistas.
Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida, que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta.
Faróis altos automáticos (AHB): sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas, trabalhando com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando automaticamente entre os faróis altos e baixos.
Versão | Preço público |
2.0 XR CVT | R$ 164.990,00 |
2.0 XRE CVT | R$ 178.590,00 |
2.0 XRX CVT | R$ 191.790,00 |
2.0 GR-Sport CVT | R$ 197.790,00 |
Hybrid XRV CVT | R$ 202.690,00 |
Hybrid XRX CVT | R$ 210.990,00 |