Líder do segmento de sedans médios no mercado brasileiro desde 2014, o Toyota Corolla é conhecido por muitos por ser um modelo robusto, confiável, confortável e bastante conservador, mas digamos que esse último ponto aos poucos foi sendo diminuído. Com a atual geração lançada em setembro de 2019, a Toyota buscou trazer um Corolla mais cativante para um público mais jovem e com design menos franciscano – ainda que interiormente seja um pouco.
Mas as mudanças foram mais além, como a adoção de suspensão traseira independente – a famigerada Multilink, um novo motor 2.0 aspirado, câmbio CVT renovado, entre outras novidades bem significativas que estão fazendo dessa nova geração um modelo diferenciado dos demais. Uma das novidades mais interessantes da nova geração e que até o momento é exclusividade entre os sedans do segmento é a propulsão híbrida, que mesmo que com ela o modelo não tão potente, o intuito de ser um carro econômico é cumprido muitas vezes.
Hoje trataremos da versão mais completa (e cara) do Toyota Corolla, a Altis Premium Hybrid, que além de trazer a motorização híbrida, traz todos os recursos de tecnologia e segurança disponíveis para o modelo. Em breve devemos mostrar a versão equivalente, a Altis 2.0. Confira todos os detalhes do modelo:
Iniciaremos tratando de um dos maiores destaques do sedan. O conjunto mecânico do Toyota Corolla nessa versão conta com o motor 1.8 VVT-i 16V DOHC Flex com dupla injeção de combustível, flexível (o primeiro híbrido flex do mundo) e que trabalha com dois propulsores elétricos. Esse motor a combustão tem potência de 101 cavalos a 5.200 rpm no etanol e de 98 cavalos na gasolina, na mesma faixa de rotação, com torque de 14.5 kgfm a 3.600 rpm em ambos os combustíveis. Os dois motores elétricos têm potência de 72 cavalos com torque de 16.6 kgfm. O câmbio utilizado é o chamado Transaxle com transmissão variável contínua, ou seja, CVT com quatro modos de condução (Normal, Eco, Power e EV – Electric Vehicle).
São 4.630 mm de comprimento, 1.780 mm de largura, 1.455 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 470 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 43 litros por ser um Corolla Hybrid.
⇒ Novo Toyota Yaris ganha projeção, veja detalhes
⇒ Toyota passa a oferecer cinco anos de garantia em veículos 0km
⇒ Toyota Yaris hatch XL Live: preço, fotos, itens de série e mais
A versão conta com ar-condicionado digital automático e de duas zonas, direção elétrica, vidros elétricos com função one touch nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores externos elétricos com repetidores de seta e rebatimento elétrico, faróis, lanternas e faróis de neblina todos em LED, banco do motorista com ajustes elétricos, volante com ajuste de altura profundidade, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, interior revestido em couro marrom e bege, teto solar elétrico, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, alarme, sistema Toyota Safety Sense (agrega controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e frenagem automática, alerta de mudança de faixa e farol alto automático), painel digital com tela de TFT de sete polegadas, central multimídia Toyota Play touchscreen de oito polegadas e as seguintes funções: rádio, MP3, USB, Bluetooth, espelhamento SDL, Android Auto ou Apple CarPlay e câmera de ré, paddle shift para trocas de marcha manuais, chave presencial com partida por botão, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), ISOFIX, entre outros itens.
Para o público geral o preço parte de R$ 142.490 na cor sólida Branco Polar, mas para o público PcD o preço é de R$ 128.310,11 após a isenção do IPI. Não há política de bônus para o modelo no momento.
KM | Valores |
10 Mil ou 12 meses | R$ 347,56 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 699 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 621 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 960 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 600 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 906 |
Motores: 1.8 VVT-i 16V Flex + dois motores elétricos
Cilindradas: 1798 cm³
Potências: 101 cv @ 5.200 rpm (1.8) + 72 cv (motores elétricos) – 122 cavalos (combinada)
Torques Max.: 14,5 kgfm @ 3.600 rpm (1.8) + 16,6 kgfm (motores elétricos)
Transmissão: CVT com dez velocidades simuladas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e Multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 225/45 R17
Dimensões: Comprimento 4.630 mm; Largura 1.780 mm; Altura 1.455 mm; Entre-eixos 2.700 mm
Capacidade do tanque: 43 L.
Porta-malas: 470 L.
Peso ordem de marcha: 1.445 kg
[Fotos: Divulgação Toyota]