A decisão da empresa de desenvolver veículos híbridos começou há mais de 25 anos. Hoje, a Toyota ultrapassou a marca de mais de 15 milhões de veículos híbridos (HEVs) vendidos em todo o mundo desde o lançamento do Prius em 1997. Atualmente, são 44 modelos híbridos das marcas Toyota e Lexus vendidos globalmente.
No Brasil, essa história teve início em 2013, com a introdução do modelo Prius, que teve 323 unidades comercializadas naquele ano. Por meio dele, a Toyota entrou de vez na “era da eletrificação”, e passou a buscar e trabalhar pela popularização dos veículos híbridos. Esforço que, seis anos depois, rendeu à marca um total de mais de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil, sendo o Prius responsável por 6.836 unidades dentro deste período, ou 46% do total.
⇒ Novo Toyota Corolla 2020: confira versões, preços, equipamentos e mais
⇒ Toyota RAV4 2019: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Toyota Prius 2019: preço, fotos, motor, equipamentos e mais
Já em 2019, novos modelos começaram a ser produzidos, como o RAV4 e o Corolla híbrido flex, único no mundo, ambos apresentados no ano passado aos consumidores brasileiros, fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635, respectivamente.
O crescimento da popularização da tecnologia também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus. A divisão de luxo da Toyota tem participação fundamental nessa trajetória. Com um portfólio praticamente todo composto por veículos híbridos, cujos destaques são os modelos NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h, a marca contribuiu com quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década. Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.
[Fotos: Divulgação Toyota]