No competitivo mercado automotivo brasileiro, a desvalorização é um fator crucial para quem planeja investir em um SUV. Para este levantamento, foram considerados os modelos com melhor retenção de valor após um ano de uso, tomando como base os preços da Tabela FIPE.
A análise inclui o valor zero km em novembro de 2023 e o preço de revenda em novembro de 2024, além das posições de cada SUV no ranking de vendas do ano. Confira a lista dos SUVs que menos depreciaram neste segmento tão disputado.
⇒ Carros com 2 anos de uso, automático e até R$ 70 mil? veja opções
⇒ SUVs para PCD com todas as isenções: veja opções disponíveis
Este é o SUV com menor desvalorização no Brasil, registrando uma queda de apenas 6,61% no valor após um ano. Em sétimo lugar nas vendas, com 41.145 unidades, o HR-V teve preço inicial de R$ 153.422,00 em 2023 e foi avaliado em R$ 143.283,00 um ano depois. Esse desempenho destaca a confiança do consumidor na marca e na durabilidade do modelo.
Logo atrás, aparece o Caoa Chery Tiggo 5X em segundo lugar no ranking de menor desvalorização, com uma queda de 7,71%. Vendido a R$ 119.125,00 em novembro de 2023 e avaliado em R$ 109.935,00 no ano seguinte, o modelo se destacou com 17.921 unidades vendidas, mostrando-se bem aceito no mercado de seminovos.
O SUV Cupê da VW possui uma desvalorização de 8,24%, e ocupa a terceira posição entre os SUVs que mais mantêm seu valor. Com preço inicial de R$ 123.909,00 e 46.065 unidades vendidas, o modelo foi avaliado em R$ 113.705,00 um ano depois, consolidando-se como uma escolha estável no mercado.
Na quarta posição, o Tracker registrou uma queda de valor de 9,19% após o primeiro ano. Com 54.690 unidades vendidas e preço inicial de R$ 132.731,00, o SUV foi avaliado em R$ 120.529,00 depois de doze meses.
O T-Cross aparece em quinto lugar, com uma desvalorização de 9,29%. Líder de vendas com 64.538 unidades, o T-Cross teve um preço inicial de R$ 134.809,00 e foi avaliado em R$ 122.284,00 após um ano.
Em sexto lugar está o Pulse, com uma queda de 11,47% no valor após um ano. Com 31.926 unidades vendidas e preço inicial de R$ 120.959,00, o Pulse foi avaliado em R$ 107.083,00, mantendo um bom valor de mercado.
O Fastback ocupa a sétima posição, com uma desvalorização de 12,43%. Com preço inicial de R$ 138.467,00 e 39.731 unidades vendidas, o modelo foi avaliado em R$ 121.257,00 após doze meses.
Na oitava posição está o Kicks, com desvalorização de 12,85% após o primeiro ano. Com 51.752 unidades vendidas e preço inicial de R$ 119.489,00, o Kicks foi avaliado em R$ 104.132,00.
Em nono lugar, o Creta registra uma desvalorização de 13,08%. Com 56.697 unidades vendidas, o Creta, que custava R$ 134.036,00 em 2023, foi avaliado em R$ 116.502,00 um ano depois, mantendo-se bem posicionado no mercado.
Por fim, o Renegade ocupa a décima posição, sendo o SUV com maior desvalorização da lista, com uma queda de 16,85%. Com 45.302 unidades vendidas e preço inicial de R$ 158.857,00, o Renegade foi avaliado em R$ 132.095,00 após um ano.