O mercado de veículos totalmente elétricos no Brasil tem sido cada vez mais pujante, sobretudo após a vinda de produtos com menor custo de aquisição e popularização de pontos de carregamento, bem como de adesão de energias renováveis, como a solar.
Agora, em agosto de 2024, tanto BYD quanto GWM colocam modelos com essa propulsão no segmento de vendas diretas para PcD com isenções de impostos. Portanto, há um forte indicativo de aumento nas vendas de elétricos de parte desse público.
⇒ BYD Dolphin Mini começa a ser vendido com isenções para PcD
⇒ GWM Ora 03 passa a ser vendido com isenção e bônus, veja preços
Na liderança, BYD Dolphin Mini com o registro de 996 unidades emplacadas, seguido do irmão maior, Dolphin, com 474 exemplares – somando as versões GS e Plus. Ou seja, o modelo que é a porta de entrada emplacou mais que o dobro do modelo que foi o “revolucionário” no mercado de elétricos no país.
Terceira posição fica com o Volvo EX30 com 236 unidades, tirando do pódio o GWM Ora 03, quarto colocado, emplacando nas versões Skin e GT um total de 194 carros. Em quinto, o BYD Seal com 84 carros e na sexta posição com o BYD Yuan Plus, 64 unidades.
Em sétimo, Volvo C40 com 57 exemplares, tendo em seguida o JAC E-JS1 com 42 carros. Em nono e décimo, ambos com 28 unidades, Ford Mustang Mach-E e Renault Megane E-Tech.
Chama a atenção a ausência do Volvo XC40 nesse top 10, um dos modelos que já ocupou posições de destaque entre os elétricos mais emplacados no Brasil, muito por conta da ascensão do EX30, mais barato.
Dados computados até a 1ª quinzena de agosto.