Tipos de carroceria

Hatch, sedã, minivan, multivan… Você sabe quais são as diferenças?

Você sabe identificar se o modelo do seu carro é um hatch, um sedã ou um monovolume? No universo do automóvel, existem mais categorias do que essas, e entre o público leigo há dificuldade em diferenciá-las. Mas cada tipo de carroceria tem características básicas que as diferenciam. Confira os exemplos abaixo.  

HATCH: são os menorzinhos: veículos de 2 ou 4 portas (além da porta traseira, que dá acesso ao porta-malas) sem porta-malas saliente. Conforme o tamanho, tipo de motorização e pacote de recursos opcionais, podem ser classificados como hatch compacto, hatch médio e hatch premium.

SEDÃ: São veículos com porta-malas saliente, mas sem a chamada porta traseira – têm apenas uma tampa dando acesso ao porta-malas. Também é chamado de 3 volumes: um para o motor, um para o habitáculo do veículo e um para o porta-malas. Além da subdivisão em sedã compacto, médio e premium, costumam ter ainda a versão luxo.

MONOVOLUME (MINIVAN): Possuem um único conjunto para todos os componentes do veículo: motor, habitáculo e malas. Daí o nome “mono”. São caracterizados também pelo maior aproveitamento interno.

PICAPE: São veículos característicos para transporte misto, de passageiros e de cargas. Podem ter 2 ou 3 lugares nos modelos de cabine simples e estendida ou até 5 lugares nas picapes de cabine dupla. De acordo com o tamanho, podem ser classificadas como picape compacta ou média.

Veja Também

⇒ Baixa temperatura do motor: causas e riscos

⇒ Pneu Furado? Saiba como fazer a troca com segurança

⇒ Aquaplanagem: saiba como evitar perder o controle do carro

PERUA (SW – STATION WAGON): Normalmente derivadas de veículos sedãs, as peruas, ou station wagon como são conhecidas, destinam-se geralmente ao transporte de famílias. Contribui para isso a maior capacidade de carga no porta-malas. Têm uma carroceria de teto alto até a parte traseira do veículo, como se fossem um hatch esticado.

SUV – UTILITÁRIO ESPORTIVO (SPORT UTILITY VEHICLE): Com características de off-road, esses veículos têm uma altura maior em relação ao solo e também pneus de perfil mais alto. Podem ter tração nas quatro rodas. De acordo com o tamanho e a configuração, podem ser classificados como SUV compacto, médio ou esportivo.

CROSSOVER: Categoria que possui características de perua, mas uma relação de altura em relação ao solo superior. São veículos para atender um público que gosta de carro grande, com estilo de station wagon, mas que procura um carro mais alto.

COUPÉ: Veículos com carroceria três volumes, semelhante à de um sedã, mas com apenas duas portas. Carroceria mais comum no padrão de veículos premium.

CONVERSÍVEL: São de fácil identificação quando estão com o teto retraído. Porém, caso estejam com o teto fechado, podem ser confundidos com outras categorias. Alguns modelos têm teto rígido e características de coupé.

[Por: Cesvi Brasil]

Siga o MDA nas redes sociais: