Em um mercado cada vez mais competitivo, os SUVs até R$ 120 mil têm ganhado espaço significativo entre os consumidores, incluindo as pessoas com deficiência (PcD), que buscam veículos espaçosos, confortáveis e com um bom pacote de equipamentos.
Tendência mundial, esse segmento representa para muitos um acréscimo de segurança, robustez e praticidade em um veículo, além de conforto, já que possuem posição de guiar e suspensão mais elevadas. Não a toa é o segmento automotivo que mais vende no Brasil atualmente.
Com um teto de isenção de ICMS estipulado em R$ 120 mil, diversas montadoras passaram a oferecem opções interessantes ao segmento e, se compararmos com as antigas versões exclusivas para a modalidade, ganhamos em equipamentos e também no fato de todas elas serem, pelo menos até então, versões destinadas ao varejo de forma geral.
Então, vamos explorar os SUVs disponíveis para PCD até R$ 120 mil, destacando suas características principais, preços e equipamentos de cada modelo.
Marca: Citroën
Preço público geral: R$ 112.990
Preço PcD: R$ 93.986,85
Motorização: 1.0T 12V turboflex – 130/125 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT com sete marchas simuladas
Porta-malas: 493 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 2 airbags (frontais), freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, fixação Isofix para cadeiras infantis, vidros elétricos com função “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de aço 16″ com calotas, central multimídia de 10″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, monitoramento dos pneus, e luzes diurnas (DRL) em LED.
Marca: Citroën
Preço público geral: R$ 119.990
Preço PcD: R$ 100.303,94
Motorização: 1.0T 12V turboflex – 130/125 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT com sete marchas simuladas
Porta-malas: 493 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 4 airbags (frontais e laterais), freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, fixação Isofix para cadeiras infantis, vidros elétricos com função “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de liga leve 16″, central multimídia de 10″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, painel digital de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento dos pneus, e luzes diurnas (DRL) em LED.
Marca: Fiat
Preço público geral: R$ 117.990
Preço PcD: R$ 101.620
Motorização: 1.0 12V turboflex – 130/125 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT com sete marchas simuladas
Porta-malas: 519 litros
Itens de série: Faróis e lanternas Full-LED, direção elétrica progressiva, mídia de 8,4″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, piloto automático, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico, entrada USB, vidros elétricos “one touch”, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura do volante, Isofix, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitoramento dos pneus, rodas de liga leve 17″, e repetidor de direção nos retrovisores.
Marca: Fiat
Preço público geral: R$ 118.990
Preço PcD: R$ 96.139,80
Motorização: 1.0 12V turboflex – 130/125 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT com sete marchas simuladas
Porta-malas: 320 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, central multimídia de 8,4″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregador por indução, piloto automático, ar-condicionado digital, chave presencial com partida por botão, vidros elétricos “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, Isofix, sensor de estacionamento traseiro, faróis em LED, rodas de liga leve 16″, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, freios ABS, airbags frontais e laterais, e ajuste de altura do volante e banco do motorista.
Marca: Jeep
Preço público geral: R$ 118.290
Preço PcD: R$ 102.900
Motorização: 1.3T 16V turboflex – 185/180 cavalos e 27,5 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: Automático de seis marchas
Porta-malas: 320 litros
Itens de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com discos nas quatro rodas, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, vidros elétricos “one touch”, Isofix, rodas de liga leve 17″, faróis e lanternas Full-LED, central multimídia de 7″ com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura do banco do motorista, frenagem automática de emergência e leitor de faixa.
Marca: Chevrolet
Preço público geral: R$ 119.990
Preço PcD: R$ 105.860
Motorização: 1.0T 12V turboflex – 116/116 cavalos e 16,8/16,3 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: Automático de 6 velocidades
Porta-malas: 393 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, vidros elétricos “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de aço com calotas de 16″, central multimídia de 8″ com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, chave presencial com partida por botão, sistema OnStar, Wi-Fi nativo e sensor de estacionamento traseiro.
Marca: Volkswagen
Preço público geral: R$ 119.990
Preço PcD: R$ 100.700
Motorização: 1.0T 12V turboflex – 128/116 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: Automático de 6 velocidades
Porta-malas: 415 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático adaptativo, frenagem automática e emergência, faróis Full-LED, freios ABS, vidros elétricos com função “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de liga leve 16″, sistema de som com mídia de 6,5″, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, e sensor de estacionamento traseiro.
Marca: Volkswagen
Preço público geral: R$ 119.990
Preço PcD: R$ 100.700
Motorização: 1.0T 12V turboflex – 128/116 cavalos e 20,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: Automático de 6 velocidades
Porta-malas: 373 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, vidros elétricos com função “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de aço com calotas de 16″, sistema de som com mídia de 6,5″, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, câmera de ré, e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Marca: Caoa Chery
Preço público geral: R$ 114.990
Preço PcD: R$ 100.830,38
Motorização: 1.5T 16V turboflex – 150/147 cavalos e 21,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT
Porta-malas: 340 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado digital, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, vidros elétricos com função “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de liga leve 17″, central multimídia de 10,2″, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, banco elétrico do motorista e monitoramento dos pneus.
Marca: Nissan
Preço público geral: R$ 114.990
Preço PcD: R$ 85.768,08
Motorização: 1.6 16V flex – 113/110 cavalos e 15,3/15,2 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT
Porta-malas: 432 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, vidros elétricos com função “one touch” para o motorista, travas elétricas, computador de bordo, rodas de aço de 16″ com calotas, central multimídia de 7″, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, sensor de estacionamento traseiro e Isofix.
Marca: Nissan
Preço público geral: R$ 118.290
Preço PcD: R$ 96.072,90
Motorização: 1.6 16V flex – 113/110 cavalos e 15,3/15,2 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: CVT
Porta-malas: 432 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, vidros elétricos com função “one touch” para o motorista, travas elétricas, computador de bordo, maçanetas na cor do carro, rodas de liga leve 16″, central multimídia de 7″, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e Isofix.
Marca: Hyundai
Preço público geral: R$ 119.990
Preço PcD: R$ 98.823,06
Motorização: 1.6 16V flex – 130/123 cavalos e 16,5/16 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: Automático de 6 velocidades
Porta-malas: 431 litros
Itens de série: Direção elétrica progressiva, ar-condicionado, 2 airbags (frontais), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios ABS, vidros elétricos com função “one touch”, travas elétricas, computador de bordo, rodas de liga leve 16″, rádio simples com Bluetooth e comandos no volante, entrada USB e Isofix.
Marca: Renault
Preço público geral: R$ 112.790
Preço PcD: R$ 93.378,22
Motorização: 1.0T 12V flex – 125 cavalos e 22,4 kgfm de torque (Etanol/Gasolina)
Câmbio: Automatizado de dupla embreagem de 6 velocidades
Porta-malas: 358 litros
Itens de série: seis airbags, piloto automático com limitador de velocidade, painel digital de 7 polegadas, controles de tração e estabilidade, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, sensor de pressão dos pneus, faróis em LED com assinatura, ar-condicionado digital, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entre outros itens.
A verdade é que pelo menos nesse primeiro momento, opções de veículos na modalidade não faltam, indo desde a opções consagradas, como Creta e Kicks, os mais longevos da lista, bem como Kardian e C3 Aircross que são os mais novos.
Em termos de equipamentos, boa parte já dispõe de equipamentos bastante interessantes na modalidade, como central multimídia (o Creta é o único com rádio), além de termos opções com quatro ou seis airbags, um reforço na segurança.
Já na assistência a condução, o Nivus é o único com piloto automático adaptativo, sendo um recurso importante para PcDs que dirigem com adaptações de acelerador e freio manual, por exemplo. Já o Renegade é o único com leitor de faixa com correção ativa, embora não centralize o veículo, mas assim como o Nivus, o Renegade tem frenagem automática de emergência.
Exclusividade do Tracker é o sistema OnStar, concierge da Chevrolet que permite o controle de diversas funções do veículo através do celular, assim como a possibilidade de ter internet nativa. Chave presencial também faz parte da lista, assim como no Pulse Audace.
Os que trazem lista de equipamentos mais enxuta são justamente Creta e Kicks, mas o que joga a favor deles é a mecânica mais conhecida, embora para isso renuncie a tecnologias, como injeção direta e turbo, o que a médio-longo prazo pode ser um fator interessante, haja visto a permanência mínima de quatro anos.
Tiggo 5x é o único que traz uma motorização turbo com litragem mais “alta”, embora o Renegade seja 1.3, ainda que possua injeção indireta de combustível, além de ser também o único com banco elétrico do motorista.
Porta-malas é com o Fastback, são 519 litros de capacidade, isso, é mais do que suficientes para atender as mais diversas demandas, embora os 432 litros do Kicks e os 431 do Creta também sejam capacidades interessantes para a modalidade.
Finalizando, o Pulse Audace é quem mais oferta por um preço menor, mas é o que tem menores espaço interno e porta-malas. O Tiggo 5x oferece bastante, mas um pouco mais caro que o modelo anterior e não possui a mesma aceitação de outros rivais. Tracker e T-Cross são os que mais se assemelham ao formato anterior das versões PcD, sendo também opções já conceituadas, com o adendo do modelos da VW estar em iminente atualização, o que poderá defasá-lo ligeiramente.
Já Nivus Sense, Kardian e C3 Aircross ainda precisam mostrar para o que vieram, com o modelo da Citroën já ganhando as ruas do Brasil, mas todos os três já possuem lista de equipamentos interessante. Vale a criteriosa avaliação de todos, o test drive e ai sim definir o que vem a ser melhor para sua realidade.