O novo SUV da Fiat não só lança a marca no segmento que mais cresce no Brasil e no mundo, mas também fará estreia da nova plataforma veicular chamada de MLA. A nova arquitetura foi toda desenvolvida pelo time de Engenharia América do Sul e além do novo SUV do Argo, será usada também nos futuros lançamentos do grupo.
No caso específico do novo SUV da Fiat, a plataforma MLA permitirá o modelo ter um novo conjunto de suspensão, bem como novos conjuntos powertrain e acesso irrestrito ao que diz respeito a tecnologia e sistemas de auxílio à condução.
Veja Também
⇒ Fiat comemora a marca de 150 mil Cronos produzidos
⇒ Fiat Mobi chega à linha 2022 com sutis novidades a partir de R$ 43.390
⇒ Em possível tom de despedida, Fiat Uno agora é vendido em versão única
A plataforma é a base para o DNA do carro. É a partir dela que se determina tecnicamente as opções de motorização, direção, suspensões e até as partes elétrica e eletrônica do automóvel. A plataforma resulta na performance do veículo de uma maneira geral, ou seja, é a plataforma que determina em grande parte os resultados de dirigibilidade do veículo, desde a segurança ativa e passiva, passando pelo conforto e até a estabilidade.
Segundo a Stellantis, “entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores, mais de 200 pessoas foram envolvidas no projeto MLA. Só de cálculos e simulações foram mais de 5 mil horas que se somam a mais de 2 milhões de quilômetros de rodagem reais em estradas, pistas de testes de simuladores de chassis, que consumiram mais de 24 meses de trabalho e integração entre as várias áreas de engenharia, desenvolvimento e validação”.