A Citroën divulgou logo no início da manhã do dia 27 de março de 2024 as primeiras fotos do que ela chama de Basalt Vision, o conceito do SUV cupê do hatch C3 que chegará até o fim do ano ao mercado brasileiro. Embora seja um conceito, a marca afirma que muito do que está sendo mostrado estará no produto definitivo.
Terceiro modelo da família C-Cubed, ele mescla muito de C3 e C3 Aircross na dianteira, com faróis que se completam em um “X” e com o duplo Chevron, além de entrada de ar no para-choque do Aircross, mas com uma pequena alteração nas molduras. Os faróis possuem projetores, mas ainda não sabemos se estarão no projeto final, mas pode ser que sim, já que os boatos levam a crer na iluminação por LEDs.
⇒ Citroën C3 Aircross 7 lugares chega a partir de R$ 117.990, confira
⇒ Citroën C3 Aircross é liberado para PcD com isenção e bônus; veja
Lateralmente, até a coluna B, tudo igual o que já conhecemos. Para trás, a principal diferença, com uma traseira que traz caimento bastante pronunciado, mas com um balanço relativamente curto, provavelmente para trazer mais proporcionalidade ao modelo. Com exceção dos elementos e arranjos internos, as lanternas traseiras são as mesmas do Aircross.
Internamente, nenhum detalhe foi revelado, mas podemos esperar nos próximos dias e meses alguns spoilers do modelo, no mais fiel “jeito Stellantis de ser”.
Mecanicamente, o motor Turbo 200 que equipa modelos da Fiat, bem como o Peugeot 208 e o Aircross deverá fazer parte do Basalt com seus 130 cavalos de potência no etanol e 125 na gasolina com torque de 20,4 kgfm e câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.