Stellantis confirma que os primeiros eletrificados nacionais sairão de Goiana (PE)

Polo do grupo na região nordeste vai se encarregar do início da produção nacional da linha Bio-Hybrid.

A Stellantis anunciou no mês de agosto a sua pretensão no que tange a gama de veículos eletrificados no portfólio nacional, mostrando a nova linha de plataformas Bio-Hybrid e uma para carros totalmente elétricos. Agora, o grupo confirma qual polo automotivo do grupo encabeçará o início da produção de carros mais sustentáveis no país.

Trata-se do Polo Automotivo de Goiana (PE), de onde saem os modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander), assim como as picapes Fiat Toro e RAM Rampage, funcionando desde 2015. E esse “start” começará já em 2024, com modelo(s) de propulsão híbrida, ficando a plataforma 100% elétrica para um segundo plano.

O desenvolvimento tecnológico vai resultar também na ampliação significativa do parque local de fornecedores. Atualmente, a Stellantis tem no entorno do Polo de Goiana 38 fornecedores de componentes e sistemas, número que deve aumentar para 50 no curto prazo. Ao longo dos próximos anos, no horizonte do desenvolvimento da nova família de veículos híbridos e elétricos, a cadeia de valor deverá contar com 100 fornecedores instalados em Pernambuco, desenvolvendo e produzindo componentes e soluções para a propulsão híbrida e elétrica, e descarbonizando a mobilidade.

A localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV 100% elétrica irá envolver o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da Stellantis, que inclui fornecedores, universidades, centros de pesquisa e outros parceiros, valorizando o talento dos profissionais brasileiros. Esse esforço inovador em hibridização e eletrificação complementa o desenvolvimento de outras tecnologias avançadas com base no Polo Automotivo da Stellantis no Nordeste.

O Software Center, localizado no Porto Digital em Recife, é um centro de excelência na produção e exportação de software automotivo. Além disso, os laboratórios instalados no Polo e as parcerias com universidades do Nordeste estão dedicados ao desenvolvimento de eletrônica embarcada e conectividade de veículos, com foco especial nos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, na sigla em inglês), que são a base da tecnologia de direção autônoma.

Porém, a Stellantis não vai parar por ai e vai estender a produção brasileira de veículos eletrificados para os outros polos sediados por aqui: falamos de Betim (MG) e de Porto Real (RJ), de onde, respectivamente, se concentram produtos da Fiat e Peugeot/Citroën.

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa. Antonio Filosa destaca que as novas tecnologias híbridas e elétricas devem constituir um estímulo para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional. “É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, observa. Confira aqui mais detalhes sobre as novas plataformas.

A liderança regional do Brasil abre perspectivas de exportações para toda a América Latina, e a decisão de investir na localização das novas tecnologias considera o horizonte de estabilidade e previsibilidade, decorrentes de marcos legais como a aprovação da Reforma Tributária, aponta a Stellantis.