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Stellantis anuncia tecnologia Bio-Hybrid a partir de 2024, veja detalhes

Conglomerado automotivo anuncia que terá 4 tipos diferentes de veículos híbridos e também produzirá um elétrico no Brasil.


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A eletrificação automotiva chegou e veio para ficar, seja no formato de veículos elétricos ou nos híbridos, esse último mais adotado e visto pelos mais conservadores como uma medida mais segura e prudente. Com isso, diversas montadoras já têm suas tecnologias e agora quem apresenta as delas é a Stellantis.

O conglomerado, formado da fusão entre os grupos PSA e FCA, nada mais é do que o mais forte no mercado brasileiro e, estimulada, apresenta a tecnologia Bio-Hybrid, com quatro tipos distintos de plataformas híbridas. “O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul, que destacou também os ganhos de eficiência e economia de combustível trazidos pelos sistemas de propulsão elétrica.


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“O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul, que destacou também os ganhos de eficiência e economia de combustível trazidos pelos sistemas de propulsão elétrica.

Vale destacar ainda que a Stellantis vai combinar as novas tecnologias com o etanol, mostrando-se como uma alternativa competitiva para a descarbonização no país. Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina. 

Vamos então citar as quatro plataformas de hibridização que a Stellantis vai adotar no mercado brasileiro já a partir de 2024:

  • Bio-Hybrid: mais “simples”, aqui estamos falando da já adotada tecnologia híbrida-leve, ou semi híbrida, onde uma bateria de 12V é responsável por substituir o alternador do veículo e é ligada ao sistema de propulsão a combustão convencional do modelo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível. Fica aqui um adendo: apostamos que essa tecnologia seja o pontapé da Stellantis no ano que vem, trazendo na reestilização do Fiat Pulse;
  • Bio-Hybrid eDCT: aqui são dois motores elétricos, sendo que um deles atua da mesma maneira do sistema anterior e o outro, de 48V, é acoplado junto da transmissão do modelo que, como a sigla DCT sugere, é o automatizado de dupla embreagem. Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia;
  • Bio-Hybrid Plug-in: aqui já falamos de um sistema híbrido propriamente dito, onde a parte elétrica, no caso de 380 Volts, já é responsável de fato por mover o veículo, tecnologia já adotada no Jeep Compass 4xe, por exemplo. Aqui, para recarga de bateria é preciso plugar o carro em um carregador, mas as frenagens do veículo também atuam na regeneração de energia. O sistema gerencia operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido otimizando eficiência e economia.
  • BEV (100% elétrica): totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.
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Published by
Carlos Augusto Nascimento