A eletrificação automotiva chegou e veio para ficar, seja no formato de veículos elétricos ou nos híbridos, esse último mais adotado e visto pelos mais conservadores como uma medida mais segura e prudente. Com isso, diversas montadoras já têm suas tecnologias e agora quem apresenta as delas é a Stellantis.
O conglomerado, formado da fusão entre os grupos PSA e FCA, nada mais é do que o mais forte no mercado brasileiro e, estimulada, apresenta a tecnologia Bio-Hybrid, com quatro tipos distintos de plataformas híbridas. “O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul, que destacou também os ganhos de eficiência e economia de combustível trazidos pelos sistemas de propulsão elétrica.
⇒ Polo Automotivo Stellantis Betim completa 47 anos com mais de 17 mi de carros produzidos
⇒ Fábrica da Stellantis em Goiana (PE) completa oito anos de atividade
“O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul, que destacou também os ganhos de eficiência e economia de combustível trazidos pelos sistemas de propulsão elétrica.
Vale destacar ainda que a Stellantis vai combinar as novas tecnologias com o etanol, mostrando-se como uma alternativa competitiva para a descarbonização no país. Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina.
Vamos então citar as quatro plataformas de hibridização que a Stellantis vai adotar no mercado brasileiro já a partir de 2024: