No mercado brasileiro há quase três anos, o Volkswagen Polo de segunda geração – a nível Brasil e desconsiderando o Polo Classic, representou na época do seu lançamento uma evolução considerável do segmento de hatches compactos premium em nosso país e posteriormente no de sedans também, com o Virtus. Trouxe inovações que não eram vistas na concorrência e acabou virando um exemplo a ser seguido de certo modo para concorrentes posteriormente lançados.
Foi o primeiro hatch compacto a contar com motorização 1.0 turbo (o Up é subcompacto), além de itens como sensor de fadiga, chave presencial com partida por botão que na época não era tão habitual como hoje, sistema de frenagem após colisão, painel de instrumentos inteiramente digital são alguns dos itens que o diferenciavam, ainda que alguns fossem opcionais. Tempo mais tarde ganhou também opcional de som premium assinado pela Beats. O Polo também é um modelo bem seguro, com airbags frontais e laterais de série, além de outros itens e construção sob a plataforma modular MQB que tem a segurança como ponto forte.
Apesar disso, como em todo veículo, tem os pontos criticados e pontuados por alguns proprietários, mas que são de pouca gravidade e se resume basicamente ao padrão de acabamento do hatch que é um tanto espartano, com algumas rebarbas e que ao longo do tempo apresenta ruídos em excesso no painel e tampa traseira que incomodam motoristas e eventuais passageiros. Há relatos também sobre dificuldade no fechamento do porta-malas, onde deve ser aplicada uma força além da habitual para tal.
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No tocante aos itens oferecidos pelo Polo Comfortline com o Kit Tech II, podemos destacar ar-condicionado digital, direção elétrica, trio elétrico, volante multifuncional com paddle shift em couro com regulagem de altura e profundidade, apoio de braço central com saídas de ar para os ocupantes traseiros, faróis de neblina, grade cromada, rodas de liga-leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de pressão dos pneus, detector de fadiga, chave presencial com partida por botão, porta-luvas refrigerado, central multimídia Composition Touch com tela touchscreen de 6,5 polegadas e espelhamento de celulares, câmera de ré, entre outros itens.
Quanto ao conjunto mecânico, o modelo vem equipado com o motor 200 TSI (1.0 TSI) turboflex de três cilindros e 12 válvulas. Ele entrega no etanol 128 cavalos a 5.500 rpm e 116 cavalos também a 5.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já no torque, são 20,4 kgfm a apenas 2.000 rpm em ambos os combustíveis. O câmbio utilizado é automático sequencial de seis marchas denominado pela VW de Tiptronic.
No tocante aos preços, o VW Polo Comfortline do ano de 2018 possui valor na Tabela Fipe de R$ 56.962 e segundo pesquisa no site WebMotors em julho de 2020, o preço médio anunciado é de R$ 58.473 e para quem eventualmente desejar um modelo 2019, sua Fipe é de R$ 60.174 e preço médio anunciado é de R$ 69.230. Vale citarmos que os preços podem variar de acordo com localidade, quilometragem, conservação e outras questões.
[Fotos: Michael W.]