Ele tem tomado cada vez mais as garagens e ruas do Brasil, cativando diversas pessoas que jamais imaginaram ter um veículo totalmente elétrico. Estamos falando do BYD Dolphin, hatch compacto vindo da China desde junho de 2023, ou seja, há somente oito meses, mas que emplacou 6.812 unidades no ano passado. Em 2024, só em janeiro, foram 1.820 exemplares.
Seja pelo combustível caro, pela isenção de IPVA em muitos estados, pelos incentivos da marca, como seguro grátis ou seja lá qual motivo for, o modelo se consolidou no mercado de forma bastante rápida, tanto é que a BYD já trouxe o Dolphin Plus, variante mais cara e melhorada do modelo, além de lançar ainda esse mês o Dolphin Mini (Seagull em alguns mercados).
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E, para incentivar ainda mais a compra do modelo, a marca chinesa firmou parceria com o banco Santander e com a empresa de transporte por aplicativo 99, visando conceder vantagens e subsídios para motoristas que dirigem pela plataforma adquirirem o Dolphin. E como funciona?
Bom, o modelo na versão de entrada GS tem preço reduzido de R$ 149.800 para R$ 140.812 com o desconto aplicado de 6% nessa condição, além da 99 subsidiar em R$ 1.000 mensais os motoristas em crédito para carregamento ou na conta dele no aplicativo.
Pois bem, vamos então ao foco do título da presente matéria. Ocorre que desde o início dos rumores de descontos para motoristas de app no BYD Dolphin, dizia-se que o público PcD seria abrangido pelo incentivo, o que pelo menos ainda não ocorreu. E seria de muito bom grado, já que inexistem veículos com isenção de impostos para pessoas com deficiência que têm propulsão elétrica, vide o fato de nenhum deles ser produzido no Brasil ou outro país do Mercosul – critério básico para a concessão.
Logo, caso uma pessoa com deficiência opte por adquirir um BYD Dolphin, e temos leitores que já compraram o veículo, ela precisará pagar o valor cheio do veículo, não tendo, portanto, nenhum desconto da marca chinesa no produto. Até tentamos procurar a marca para um contato e saber mais sobre esse rumor, mas a comunicação com alguns veículos de imprensa ainda não está muito estabelecida.
Lógico que ainda não é um desconto que impressiona, mas já é algo e que tende a acalentar os corações das PcD que almejam um carro 100% elétrico enquanto ainda não tem veículos com produção nacional. E quem deve encabeçar esse movimento é justamente a BYD com o Dolphin em 2025, já que a chinesa adquiriu a planta fabril que era da Ford e que fica localizada no município baiano de Camaçari, região metropolitana da capital Salvador.