O Renault Logan, após 17 anos de presença no Brasil, deixou oficialmente de ser produzido. A fabricante francesa confirmou a decisão, marcando o fim de uma era para o sedã compacto. O Logan foi resultado de um projeto da Dacia, lançado globalmente em 2004. No Brasil, chegou em 2007, inaugurando a entrada de modelos da subsidiária romena no mercado.
O sedã logo chamou atenção pelo custo-benefício. Com bom espaço interno e porta-malas de 510 litros, conquistou muitos brasileiros e teve seu auge em 2014. Durante esse período de maior sucesso, o Logan alcançou mais de 46 mil unidades emplacadas. O modelo destacou-se pelo preço competitivo e pelo amplo espaço para famílias.
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Entretanto, o cenário mudou nos últimos anos. Em setembro de 2024 por exemplo, foram quase 2 mil unidades vendidas, mas a maioria destinada a empresas e vendas diretas. Um pouco mais atrás, em 2023, a queda nas vendas ficou evidente. Foram registrados apenas 4.559 emplacamentos, muito atrás de concorrentes como Chevrolet Onix Plus.
O Logan recebeu sua última atualização em 2019. Na fase final, foi equipado com motor 1.0 de 82 cv e câmbio manual, focando em versões de entrada. Até 2022, o sedã oferecia também um motor 1.6, com 118 cv de potência. Porém, a Renault optou por simplificar a linha e investir em opções mais econômicas.
Agora, o fim do Logan simboliza a mudança na estratégia da Renault. A marca busca abandonar os projetos da Dacia e investir em modelos de identidade própria. Essa nova abordagem já havia sido percebida com a saída do Sandero em 2022. O Duster ainda resiste no portfólio, mas com uma proposta diferente e mais antiga.