Lançado no início deste ano, o Renault Kardian Evolution já é comercializado na linha 2025. O modelo que promete ser a virada de chave da marca no Brasil, já que diferente do que estamos habituados a ver com Kwid, Duster, Captur, Sandero e Logan.
Vale ressaltar que ele é um produto genuinamente Renault e não um Dacia. Com isso, a Renault almeja uma melhor construção e solidez ao longo dos anos, além de mais tecnologia.
É o primeiro produto concebido sob a plataforma RGMP, que ainda será ponto de partida de dois novos SUVs e de uma picape intermediária, sucessora da Oroch. Modular, ela permite a adoção de propulsão híbrida e também várias soluções que proporcionam mais leveza e qualidade construtiva.
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Faz vanguarda também no conjunto mecânico, inédito no Brasil, composto de um motor 1.0 turbo (TCe) e da transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo de seis marchas, ou seja, sem o “fantasma” de câmbios que traumatizaram o Brasil por serem secos. Possui potência de 125 cavalos no etanol e de 120 na gasolina a 5.000 rpm, além de ter o maior torque entre os carros 1.0 no Brasil, com etanol, sendo 22,4 kgfm – com gasolina são os mesmos 20,4 kgfm dos concorrentes a 2.250 rpm.
Seu 0 a 100 km/h de acordo com a Renault é de 9,9s e a velocidade máxima de 180 km/h, possuindo relação peso x potência de 9,33 kg/cv. No assunto consumo, o Kardian tem médias no etanol de 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, enquanto com gasolina são de 13,1 km/l e 13,9 km/l nos respectivos cenários.
Nas medidas, o Renault Kardian Evolution possui 4.119 mm de comprimento total, 1.747 mm de largura, 1.544 de altura e entre-eixos de 2.604 mm, além de porta-malas de 358 litros de capacidade na forma de medição “tradicional” e 410 litros na forma líquida. No tanque de combustível vão 50 litros.
Desde essa versão, a de entrada, o modelo aposta em uma boa lista de equipamentos, mas claro que no caso da Evolution algumas novidades foram abdicadas, como o freio de estacionamento eletrônico. Porém, ele já dispõe de seis airbags, piloto automático com limitador de velocidade, sensor e câmera de ré, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, faróis em LED, ar-condicionado digital automático, barras de teto funcionais e modulares, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, manopla de câmbio no estilo “joystick”, entre outros itens.
Em termos de preço, custa R$ 112.790 sem adicional de cores e, por estar dentro do teto de R$ 120 mil para isenção proporcional de ICMS, a Renault o deixou elegível e por isso conta com o benefício fiscal, além da isenção integral de IPI e bonificação. Custa na modalidade R$ 93.378,22 a vista (6% de bônus), tendo ainda a possibilidade de ficar mais em conta ao ser financiado junto à montadora: R$ 90.561,94 (9% de bônus).
KM OU TEMPO | PREÇO |
---|---|
10 mil km ou 1 ano | R$ 689.92 |
20 mil km ou 2 anos | R$ 755.59 |
30 mil km ou 3 anos | R$ 948.25 |
40 mil km ou 4 anos | R$ 1.393.55 |
50 mil km ou 5 anos | R$ 821.26 |
60 mil km ou 6 anos | R$ 1.057.70 |