Fim de parte do mistério! A Renault revelou nesse dia 25 de outubro de 2023, em evento no Rio de Janeiro, o mais novo lançamento da marca francesa para mercados fora da Europa, incluindo o Brasil. O Kardian, SUV urbano que concorrerá aqui com uma dupla de peso – Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
Isso mesmo, parte do mistério, pois o modelo somente teve alguns detalhes revelados, ainda sem chegar ao mercado. Pois bem, o Kardian já tinha seu design conhecido através das imagens de patente, mas agora podemos ter noções reais de como é o modelo e podemos ver a nova identidade da marca, incluindo a adoção da nova logomarca.
Baseada no formato de losango, a grade frontal do Novo Renault Kardian exibe desenhos em formato de “diamante”, graças a vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás. O logotipo “Nouvel’R” da marca Renault, apresentado pela primeira vez num modelo do mercado internacional, recebe destaque no centro desta moldura, como se fosse uma pedra preciosa incrustrada.
⇒ Renault Duster é vendido para PcD com descontos de até R$ 29,4 mil
⇒ Renault Kwid fica até R$ 1.400 mais caro em agosto, confira preços
Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito esculpido e moderno. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir e conferem um visual único ao Novo Renault Kardian. A cor totalmente branca dos faróis de LED oferece melhor visibilidade e mais segurança nos trajetos. A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C. Associadas ao design do porta-malas e a antena tubarão, estas lanternas destacam o espírito SUV e a modernidade do Novo Kardian.
Internamente, o Renault Kardian traz central multimídia flutuante de 8 polegadas com espelhamento de celulares com ou sem fio, além de ter o sistema Multi-Sense. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense.
Tecnologia e segurança são trunfos do Kardian, pois o SUV trará 13 assistentes à condução, 6 airbags, câmera multivisão, alerta de ponto cego, entre outros equipamentos. Por exemplo, o Cruise Control Adaptativo (ACC), que constitui um aliado de peso para os condutores nos trajetos mais longos, aumentando o conforto e a segurança. Depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantenha uma distância determinada anteriormente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador. Quando não há um veículo à frente, o controle de cruzeiro adaptativo funciona como um controle de cruzeiro normal. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Novo Renault Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos. Esta distância entre eixos mais longos – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros. O volume dos porta-malas do Novo Renault Kardian é mais um dos pontos altos de suas especificidades, com 358 dm 3 VDA (410 litros).
Já a mecânica é totalmente nova, contando com um motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina com 125 cavalos e torque de 220 nM (22,4 kgfm) e transmissão automatizada de dupla embreagem. Sua estreia no mercado brasileiro se dará somente no mês de março de 2024.