O aumento de teto para a isenção proporcional de ICMS serviu de alento para muitas pessoas com deficiência (PCD) nesse ano de 2024, podendo ser vistas desde o fim do ano passado uma série de novos modelos com esse benefício. A maioria deles é SUV, segmento que mais cresce no mundo, mas ainda restam alguns hatches e sedans compactos, como o Toyota Yaris.
Vendido em ambas as carrocerias, o modelo da marca japonesa era comercializado somente na versão de entrada com a isenção do ICMS, custando cada uma próximo dos R$ 100 mil e, quem quisesse uma versão acima, isentaria somente o IPI. Contudo, agora a versão XS entra no jogo e muitos consumidores estão na dúvida de qual escolher.
Veja Também
⇒ Toyota para PcD: desconto de até R$ 23,3 mil em janeiro (2024), veja
⇒ Toyota revela data de produção do Novo Yaris Cross no Brasil
Bom, vale destacar que Yaris Hatch e Sedan dispõem da mesma lista de equipamentos nas versões equivalentes. Logo, na opção XL já tem ar-condicionado analógico, direção elétrica, trio elétrico, 7 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay, DRL em LED entre outros itens.
Porém, entre outros equipamentos, a versão XS agrega faróis com projetor, rodas de liga-leve de 15 polegadas (XL possui calotas), câmera de ré, bancos em couro, chave presencial com partida por botão, assinatura em LED nas lanternas traseiras, além de reforço na segurança com alerta de frenagem de emergência com possível correção e alerta de saída de faixa.
A mecânica entre ambas as versões é a mesma com motor 1.5 aspirado de 110 cavalos e 14,9 kgfm de torque no etanol ou 105 cavalos e 14,3 kgfm de torque na gasolina com câmbio automático CVT que simula sete velocidades.
Mas afinal, qual a diferença de preço para PCD? Bom, com carroceria hatch, o Yaris XL custa R$ 83.814,63 e o Yaris XS custa R$ 95.174,06. Com carroceria sedan, respectivamente R$ 83.879,28 e R$ 98.471,06. Ou seja, diferenças de R$ 11.359,43 e R$ 14.591,78.
Levar a versão XL não é nenhuma compra ruim, pelo contrário, já que mesmo sendo versão de acesso, temos central multimídia e 7 airbags, por exemplo. Porém, a versão XS agrega segurança, além de ser um carro visualmente mais bonito e de ter um pouco mais de recursos tecnológicos.
Se vale pagar a mais por ela, depende de seu perfil. Caso preze apenas pelo “necessário”, a versão XL está mais que de bom tamanho, mas se prezar pelo que a versão seguinte traz de recursos a mais, vale o upgrade financeiro no modelo. Ademais, a versão XS é mais comum de ser ver, devendo ser mais interessante na hora da revenda também.