Primeiro modelo híbrido-flex nacional da Stellantis será um Fiat

Stellantis confirma o que já vinha sendo apurado há uns meses, inclusive o lançamento de Pulse e Fastback híbridos-leves ocorrerá em novembro.

Fiat Fastback Turbo 200
Fiat Fastback Turbo 200

A Stellantis oficializa que o seu primeiro produto de propulsão híbrida-flex produzido e vendido no mercado brasileiro será da Fiat, “confirmando” as apurações e segredos de que Pulse e Fastback com propulsão do tipo híbrida-leve serão de fato os precursores. O lançamento já será em novembro.

Denominada de Bio-Hybrid, a tecnologia traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo e também energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.

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Painel Fiat Fastback mostrando o Sistema Bio-Híbrida Stellantis

Recentemente, o perfil @stellantis_clube no Instagram revelou imagens do novo painel dos SUVs compactos da Fiat, exibindo informações sobre o fluxo de energia do sistema híbrido. Além disso, um econômetro em barras acompanhará o velocímetro digital, indicando a forma de condução do motorista. Segundo o perfil, os modelos devem ter uma melhoria de 20% no consumo de combustível, conforme informações vazadas para concessionários.

A Stellantis reforça ainda, que haverá ainda os veículos do tipo híbrido convencional (Bio-Hybrid e-DCT), híbrido plug-in (Bio-Hybrid Plug-in) e os 100% elétricos (BEV), cujos lançamentos devem ir ocorrendo de forma gradativa nas diferentes marcas do conglomerado que é um dos maiores do mundo.

Motor híbrido-flex Stellantis

“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Aqui, temos à disposição uma matriz múltipla de propulsão, em que conviverão motores a combustão flex menores e mais eficientes, motores elétricos e sistemas híbridos, com as tecnologias Bio-Hybrid. É uma solução inteligente e natural, que se apoia em uma vantagem competitiva nacional. O uso do etanol nos proporciona uma oportunidade única de fazer a diferença e manter o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível”, pontua Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para América do Sul.

A Fiat foi uma das protagonistas no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, uma vez que, em 1979, iniciou a produção do 147, primeiro modelo movido a etanol produzido em série no mundo. Agora, a marca reforça o legado de inovação em mais uma revolução no mercado automotivo brasileiro, sendo responsável por lançar o primeiro híbrido-flex nacional a partir da tecnologia Bio-Hybrid, concebida pela Stellantis.