A Volkswagen vai atualizar sua linha de veículos nacionais com uma transmissão automática de oito marchas. A novidade substituirá a atual caixa de seis marchas produzida pela Aisin. A mudança, prevista para entre 2025 e 2026, será implementada nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos. Com isso, a marca busca maior eficiência energética e redução de emissões.
A nova transmissão, chamada de AQ300, será utilizada nos modelos equipados com motor 1.4 turbo (250 TSI), como Polo GTS, Virtus Exclusive, Nivus GTS, T-Cross Highline e todas as versões do Taos. Já as versões com motor 1.0 turbo (170 TSI e 200 TSI) continuarão a usar transmissões automáticas de seis marchas, com especificações AQ160 e AQ200, também fabricadas pela japonesa Aisin.
⇒ Volkswagen T-Cross Sense 2025: preço, equipamentos, ficha técnica e mais
⇒ Volkswagen Virtus Comfortline 2025: preço, equipamentos, ficha técnica e mais
A AQ300 traz relações de marcha mais próximas, garantindo trocas com menores rotações, isso se traduz em menor consumo de combustível e emissões reduzidas, atendendo às exigências ambientais do Proconve no Brasil, que terá novas regras em vigor a partir de janeiro de 2025.
Além da Volkswagen, a Aisin fornece transmissões para marcas como Toyota, Honda, Stellantis e Mitsubishi. O site indiano Autocar revelou que a nova transmissão será adotada primeiro em mercados asiáticos. No Brasil, ela será integrada gradualmente, acompanhando as mudanças globais da Volkswagen.