Hoje, 31 de julho de 2020, a Peugeot iniciou a produção em série do Novo 208 na sua fábrica de Palomar, na Argentina. Este é um dos lançamentos mais importantes em toda a história do Grupo no país e na América Latina. O Novo 208 é um veículo global do Grupo PSA e faz parte do seu plano de crescimento rentável “Push to Pass”, que se estende até 2021.
Seu lançamento na Argentina marca também o início da implantação da CMP – Common Modular Platform – na América Latina, a nova plataforma modular e multienergia do Grupo dedicada à produção de veículos compactos (segmento B), de média gama (segmento C) e SUVs compactos. Trata-se de uma plataforma diferenciada, que proporciona ao veículo robustez e e mais segurança.
⇒ Calmon: estilo é ponto forte no novo Peugeot 208
⇒ Peugeot concede bônus na aquisição do 2008 para o público PcD
⇒ Novo Peugeot 208 e-GT: versão 100% elétrica também virá para o Brasil
Alguns exemplos de equipamentos que caracterizam o Novo 208, estão na tecnologia embarcada, que inclui o i-cockpit 3D e o pacote tecnológico de assistência à condução. No entanto, aqui se manteve o veterano quatro-cilindros, EC5M flex produzido em Porto Real (RJ), de aspiração natural, 1,6 L e 118 cv (etanol), que acoplado sempre a uma caixa automática de seis marchas. Em contrapartida, a Peugeot importará da França o elétrico 208 e-GT, de 136 cv. Lá ele custa 60% a mais que a versão de topo Allure.
Foram investidos 320 milhões de dólares, desde 2016, quando iniciou-se a transformação industrial no Centro de Produção de Palomar. Para desenvolver o modelo, cerca de 600 colaboradores da América Latina e da Europa trabalharam conjuntamente nos últimos anos, com mais de 8 mil horas de formação para as equipes de produção e cerca de 620 mil horas de trabalho para o desenvolvimento do projeto. Além disso, este veículo conta com 1,5 milhão de quilômetros de rodagem em vários países do mundo, como Argentina, Brasil, Alemanha, Áustria, Espanha, França e Suécia.
[Fotos: divulgação]