A Peugeot vive a expectativa do lançamento da nova geração do SUV compacto 2008 no mercado nacional, o que deve ocorrer no próximo mês de agosto. Porém, essa geração já é vendida no Brasil na variante 100% elétrica, importada, recebendo também novidades e que antecipa o que veremos nas versões a combustão.
Começando pela nova identidade visual da marca trazida pelo modelo, adotando a nova logo da Peugeot, com três filetes em LED de cada lado do para-choque dianteiro que servem de DRL e fazem harmonia com o conjunto óptico que também é totalmente em LED. A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito elegante, definitivamente uma rúbrica do leão. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
⇒ Peugeot para PcD em julho (2024): portfólio reduzido na modalidade
⇒ Peugeot 208 Griffe 2024: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Na lateral, rodas de liga-leve de 18 polegadas fazem presença e elevam o design do modelo que, apesar de robusto, conserva as dimensões compactas que já conhecemos: 4,30 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,55 m de altura, além de 434 litros no porta-malas.
Indo para o conjunto motriz, a Peugeot traz novo sistema de propulsão elétrica ao modelo, resultando num ganho de potência de 15%, 136 para 158 cavalos, tendo um torque de 260 Nm instantaneamente. A capacidade de bateria salta de 50 para 54 kWh e, como consequência, um ganho de autonomia, 261 km pelo sistema do INMETRO (PBEV).
Para efetuar o carregamento, o E-2008 conta com um carregador monofásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW), o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW).
O modelo conta com o câmbio e-Toggle, de ergonomia única, que permite a mudança de condução de forma ágil e intuitiva com apenas um toque. Totalmente alinhado ao estilo sofisticado e esportivo do Novo E-2008, o seletor oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Internamente, o já adotado conceito i-Cockpit 3D segue no modelo elétrico da marca francesa, tendo o volante multifuncional revestido em couro adotando a nova logo da Peugeot e painel de instrumentos digital de 10 polegadas altamente configurável e posicionado ao nível dos olhos. Ele se completa à central multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Na parte de assistência a condução, o Peugeot E-2008 não decepciona, trazendo piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, alerta e correção de permanência em faixa, farol alto automático, detector de fadiga, alerta de ponto cego, entre outros recursos.
Está disponível em seis cores para a carroceria: Preto Perla Nera (metálica), Cinza Selenium (metálica), Cinza Artense (metálica), Branco Okenite (perolizada), Azul Vertigo (metálica) e Vermelho Elixir (metálica). Preço ainda não foi divulgado.