Pelo 4º ano, Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil

Por percorrer 17,5 km/l de gasolina e 12,4 km/l de etanol, sedã da Chevrolet é o campeão em economia entre os automóveis a combustão.

O Inmetro divulgou a edição 2023 da relação dos veículos participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem. A lista conta com quase 750 modelos e versões de veículos nacionais e importados, entre eles os que passaram recentemente por evoluções para atender às novas normas de emissões.

O grande destaque do ranking é o Onix Plus, que foi pelo quarto ano consecutivo o automóvel flex a combustão mais econômico do país. O sedã da Chevrolet percorre 17,5 kml de gasolina e 12,4 km/l de etanol na estrada em ciclo de condução padrão.

Veja Também

⇒ Chevrolet Spin 2022 para PcD: veja preços, versões e detalhes

⇒ Chevrolet Tracker PCD 2022: preços, equipamentos e mais

Mas o que mais impacta a performance de um automóvel? Potência, torque, peso, aerodinâmica? De acordo com Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produtos da GM América do Sul, a razão que faz um veículo conciliar alto rendimento com eficiência energética é a integração entre todos os sistemas.

“A combinação entre motor de baixo consumo, pneus e rolamentos de atrito reduzido, carroceria aerodinâmica, direção com assistência elétrica, sistema de gerenciamento de cargas elétricas, além de uma calibração otimizada do sistema de propulsão bem como a aplicação de materiais de alta resistência para redução de massa são o que garantem um funcionamento muito mais eficiente do conjunto”, explica o executivo.