O Mundo do Automóvel para PcD recebeu na última semana alguns relatos de leitores que são pessoas com deficiência (PcD) e ao longo do ano de 2020, bem como nos primeiros meses de 2021, fizeram pedido na rede de concessionárias Chevrolet da dupla de modelos Onix e Onix Plus com isenções de IPI e ICMS na versão de entrada com câmbio automático e motor turbo (Turbo AT ou LS).
Tais depoimentos apontam que a montadora norte-americana pode não cumprir a entrega de todos os pedidos realizados nessa modalidade de compra em ambos os modelos. Fortemente afetada pela falta de semicondutores, a Chevrolet passou basicamente seis meses sem produzir a linha Onix, o que lhe acarretou diversos prejuízos. O retorno está se dando de forma gradativa, somente com um turno da fábrica em funcionamento.
Veja Também
⇒ [Exclusivo] Chevrolet volta a produzir Onix, mas versão Turbo AT segue bloqueada
⇒ Chevrolet confirma retorno da produção da linha Onix 2022
⇒ Chevrolet confirma 4 lançamentos até o final de 2021
Ocorre que a demanda foi se intensificando não apenas nas vendas diretas, mas também nas vendas para o público geral e em todas as versões, provocando certo inchaço na cadeia de pedidos.
Vale destacarmos também que uma das possíveis causas de não cumprimento dos pedidos está na validade das isenções dos clientes PcD que podem estar próximas e ciente de que poderá não cumprir, a Chevrolet gera esse cancelamento. No entanto, tal acontecimento pelo que se sabe não tem sido de forma generalizada, ao menos por enquanto.
Procurada desde 16 de setembro, data da informação obtida, a Chevrolet do Brasil ainda não retornou se posicionando a respeito dos fatos citados. Diante disso, vale reforçar que a seguinte pauta é baseada em relatos enviados a nossa equipe por leitores que fizeram pedido destes modelos mencionados. Maiores informações podem ser acrescentadas.