O mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil completou o mês de novembro com um número recorde de vendas diárias no ano de 2019. Foram emplacadas diariamente 11.546 unidades, mas valendo destacar que houve queda de 4,2% no volume total comparado ao mês de outubro, muito por conta de o mês ter tido apenas 20 dias úteis. Enquanto outubro teve 241.172 veículos emplacados em outubro, novembro teve 230.992 emplacamentos.
Isso já mostra uma previsão para o mercado no ano de 2020, mostrando uma tendência que vem ocorrendo há tempos e pode ser mantida: a liderança folgada do hatch compacto Chevrolet Onix. No entanto, a vice-posição do ranking parece bem disputada e não podemos ter certa clareza de quem deve assumi-la futuramente, uma vez que uma alternância tem sido observada. Atualmente quem está com essa colocação é novamente o Ford Ka.
⇒ Os carros mais vendidos em setembro de 2019
⇒ Os carros mais vendidos do Brasil em agosto de 2019
⇒ Os carros mais vendidos em outubro de 2019
O novo sedan compacto Chevrolet Onix Plus está seguindo a crescente do irmão do qual deriva e fechou o mês em quarta colocação, deixando a terceira para o Fiat Argo e finalizando o top 5, o Hyundai HB20 sentindo uma considerável queda, apesar da proximidade em números para Onix Plus e Argo. Nos SUVs, o Jeep Renegade viu o concorrente Volkswagen T-Cross assumir a ponta por uma diferença de apenas 23 unidades, cenário que pode ser mais freqüente com os faturamentos e entrega do T-Cross na versão PcD, a Sense.
O Toyota Corolla, no terceiro mês da décima segunda geração apareceu somente em 18° lugar, vendendo pouco mais de 4.000 unidades, mas ainda liderando com folga. Completando o top 20, aparece o hatch compacto premium Toyota Yaris.
No segmento de veículos comerciais leves, disputa intensa pela liderança de vendas no mês de novembro. No entanto, a Fiat comemora, uma vez que a picape Toro fechou o mês na ponta do mercado, tendo a picape compacta Strada na segunda posição com uma pequena diferença.
Em terceira colocação, bem distante da dupla da Fiat, diga-se de passagem, aparece a Volkswagen Saveiro com quase 3.000 unidades a menos que a líder Fiat Toro, aparecendo em quarta colocação a caminhonete média Toyota Hilux e completando a quinta colocação está a Chevrolet S10.