O que já sabemos sobre Fiat Argo e Cronos com câmbio CVT?

Dupla de modelos da marca italiana fará sua estreia no mercado brasileiro ainda em 2022.

São vários os flagras que dão conta da chegada dos novos Fiat Argo e Cronos com câmbio automático do tipo CVT, revelando unidades pouco ou até mesmo nada camufladas, pois além de mudanças mecânicas são esperadas também as estéticas. Com o mesmo visual desde os respectivos lançamentos, ambos os compactos devem ganhar tímidas alterações visuais. Confira esse e outros fatos que já sabemos a respeito.

Continuando com o assunto estética, as mudanças serão mais profundas no hatch Argo, lançado em 2017, onde nova grade e novo para-choque devem marcar presença na dianteira, além de novas calotas e rodas de acordo com a versão, valendo destacar que a “aventureira” Trekking mesmo com a chegada e sucesso do Pulse será mantida na gama. A traseira não terá mudanças pelo menos até o que se sabe.

Já o sedan Cronos, lançado em 2018, derivado do Argo e que só ultimamente foi ter boas vendas, terá mudanças ainda mais tímidas, ficando apenas com uma nova grade filetada que dependendo da versão pode adotar peças cromadas e novas calotas ou rodas de acordo com a versão. Traseira também sem previsão de mudanças, vide os flagras.

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Internamente há apenas uma mudança perceptível até então que é a adoção do mesmo volante do Pulse. A central multimídia de 7 polegadas não tem indícios de mudanças, mas para ficarem equiparados aos recentes lançamentos da marca, Argo e Cronos podem receber as mesmas do irmão SUV – ou apenas uma breve atualização no software da atual. Como é de praxe em reestilizações, bancos devem ganhar novas padronagens.

A mudança maior está de fato no câmbio automático do tipo CVT que fará sua estreia na gama de ambos e com a missão dupla de substituir tanto o finado automatizado GSR quanto o automático convencional de seis marchas que equipava as versões com motorização 1.8 E.torq recentemente aposentadas. E falando de motor, não será dessa vez, pelo menos, que Argo e Cronos receberão o motor 1.0 turbo flex que equipa Pulse e em breve o SUV cupê da marca.

Vai atuar junto da nova transmissão o motor 1.3 Firefly flex aspirado que já equipa ambos, possuindo 107 cavalos máximos de potência e torque máximo de 13,7 kgfm, ambos os números no etanol. Com gasolina são 98 cavalos e 13,2 kgfm de torque. Esse conjunto estreou no Pulse e hoje equipa também a picape Strada.

Quando chegam ao mercado? Bom, a falta de componentes que assola a indústria automotiva tem adiado diversos lançamentos e com eles não é diferente, já que a Stellantis possui um cronograma de lançamentos também para as demais marcas do grupo. A expectativa, contudo, é que não passe de junho ou julho.

Finalizando, os modelos são fortes candidatos a estarem elegíveis à concessão da isenção de IPI integral juntamente da proporcional de ICMS, pois pelo menos algumas versões devem ficar até R$ 100.000.