São vários os flagras que dão conta da chegada dos novos Fiat Argo e Cronos com câmbio automático do tipo CVT, revelando unidades pouco ou até mesmo nada camufladas, pois além de mudanças mecânicas são esperadas também as estéticas. Com o mesmo visual desde os respectivos lançamentos, ambos os compactos devem ganhar tímidas alterações visuais. Confira esse e outros fatos que já sabemos a respeito.
Continuando com o assunto estética, as mudanças serão mais profundas no hatch Argo, lançado em 2017, onde nova grade e novo para-choque devem marcar presença na dianteira, além de novas calotas e rodas de acordo com a versão, valendo destacar que a “aventureira” Trekking mesmo com a chegada e sucesso do Pulse será mantida na gama. A traseira não terá mudanças pelo menos até o que se sabe.
Já o sedan Cronos, lançado em 2018, derivado do Argo e que só ultimamente foi ter boas vendas, terá mudanças ainda mais tímidas, ficando apenas com uma nova grade filetada que dependendo da versão pode adotar peças cromadas e novas calotas ou rodas de acordo com a versão. Traseira também sem previsão de mudanças, vide os flagras.
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Internamente há apenas uma mudança perceptível até então que é a adoção do mesmo volante do Pulse. A central multimídia de 7 polegadas não tem indícios de mudanças, mas para ficarem equiparados aos recentes lançamentos da marca, Argo e Cronos podem receber as mesmas do irmão SUV – ou apenas uma breve atualização no software da atual. Como é de praxe em reestilizações, bancos devem ganhar novas padronagens.
A mudança maior está de fato no câmbio automático do tipo CVT que fará sua estreia na gama de ambos e com a missão dupla de substituir tanto o finado automatizado GSR quanto o automático convencional de seis marchas que equipava as versões com motorização 1.8 E.torq recentemente aposentadas. E falando de motor, não será dessa vez, pelo menos, que Argo e Cronos receberão o motor 1.0 turbo flex que equipa Pulse e em breve o SUV cupê da marca.
Vai atuar junto da nova transmissão o motor 1.3 Firefly flex aspirado que já equipa ambos, possuindo 107 cavalos máximos de potência e torque máximo de 13,7 kgfm, ambos os números no etanol. Com gasolina são 98 cavalos e 13,2 kgfm de torque. Esse conjunto estreou no Pulse e hoje equipa também a picape Strada.
Quando chegam ao mercado? Bom, a falta de componentes que assola a indústria automotiva tem adiado diversos lançamentos e com eles não é diferente, já que a Stellantis possui um cronograma de lançamentos também para as demais marcas do grupo. A expectativa, contudo, é que não passe de junho ou julho.
Finalizando, os modelos são fortes candidatos a estarem elegíveis à concessão da isenção de IPI integral juntamente da proporcional de ICMS, pois pelo menos algumas versões devem ficar até R$ 100.000.