Apresentado no mercado brasileiro há quase dois anos e vendido em carrocerias hatch e sedan, o compacto premium japonês Toyota Yaris deverá estrear seu primeiro facelift no ano de 2021 como mudança para a linha 2022. A mudança é de se esperar, já que é corriqueiro que na metade do ciclo de vida de um veículo a fabricante atualize o design para evitar que fique cansado rapidamente.
E para melhor ilustrar e termos uma noção do que devemos esperar, assim como o mercado argentino – já que a reestilização foi registrada por lá, contamos com a bela projeção de Renato Aspromonte do OverBoostBR.
Apesar de não ser um veículo com vendas tão expressivas no segmento, composto por modelos de peso como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo, entre outros, o Yaris tem sim o seu público e que se mostra satisfeito com o veículo. Vale destacar também que a sua variante sedan responsável por suceder ainda que indiretamente o consagrado Toyota Corolla GLi Tecido – versão PcD do sedan médio.
Veja Também
⇒ Toyota Yaris com novo design é registrado na Argentina
⇒ Toyota passa a oferecer cinco anos de garantia em veículos 0km
⇒ Toyota Yaris hatch e sedan têm aumento de preços em maio
Para o futuro, podemos deduzir que VW Polo e Virtus devem passar também por facelift, além de Fiat Argo e Cronos receber motorização Firefly Turbo aguardada por muitos já há algum tempo. De novidades mais significativas teremos a segunda geração do Peugeot 208 ainda em 2020 e o inédito Honda City Hatch, registrado no INPI e que deve dar as caras no ano que vem podendo quem sabe substituir o Fit.
Com isso, se faz necessário que a Toyota atualize o Yaris e pelo menos no mercado argentino isso deve estar próximo, já que por lá foi registrada a renovação na dianteira do veículo. Podemos notar novos faróis mais afinados e full-LED, grade redesenhada e diversas semelhanças com Corolla e RAV4, como no desenho acima dos faróis de neblina imitando a letra C. Na traseira não foram percebidas mudanças, mas as lanternas podem ganhar um discreto fumê.
Mudanças de conteúdo devem ser aguardadas, algo também de costume em reestilizações. O conjunto mecânico não deve haver mudanças, mantendo os motores 1.3 e 1.5 já utilizados, no máximo podemos contar com a retirada da transmissão manual da versão de entrada XL Live, uma vez que a demanda é razoavelmente baixa e a diferença de preço no hatch é pequena.
Aguardamos ansiosamente por essa renovação no compacto japonês que não deve ter uma vida fácil pela frente com tantas novidades. Para o mercado PcD não temos notícias de mudanças para ele, que conta apenas com a versão de acesso disponível com isenções de IPI e ICMS, no máximo uma eventual alteração na lista de equipamentos como ocorrida anteriormente.
Galeira de fotos: Yaris projeção e patente
[Fotos projeção: OverBoost BR]