Após diversas especulações e expectativas, a Peugeot do Brasil lança, finalmente, a nova geração do Peugeot 208 com design bastante ousado e atualizado perante os seus concorrentes diretos. Apesar de ficar devendo a motorização 1.2 Puretech turboalimentada, o hatch compacto da marca francesa traz bom pacote de equipamentos, inclusive que aliam tecnologia e segurança e que para o segmento é um diferencial bastante interessante.
Essa ausência da motorização turbo foi algo bastante comentado entre fãs e membros da imprensa, mas especula-se que o novo motor Firefly Turbo da FCA esteja presente no modelo, uma vez que o grupo anunciou fusão com o Grupo PSA. Enquanto isso não ocorre, o modelo terá sob o capô o já tradicional 1.6 aspirado, que entrega 118 cavalos de potência no etanol e 115 cavalos na gasolina, além de 16,1 kgfm de torque, em ambos os combustíveis, conjugado ao câmbio automático de seis marchas. Chegará uma variante elétrica também, com 136 cavalos e 26 kgfm de torque, denominada 208 e-GT e com 0 a 100 km/h em 8 segundos. O câmbio em todas as versões é automático de seis marchas.
⇒ Peugeot concede bônus na aquisição do 2008 para o público PcD
⇒ Novo Peugeot 208 e-GT: versão 100% elétrica também virá para o Brasil
⇒ Peugeot suspende pedidos do 2008 Allure Pack com as duas isenções
Entre as novidades do modelo, também está o painel i-Cockpit 3D, sendo o primeiro modelo da marca a trazer ao Brasil. Trata-se de uma evolução do já conhecido i-Cockpit, dessa vez com telas do painel com tecnologia holográfica tridimensional, de modo com que algumas informações da condução do veículo sejam projetadas à frente do visor principal. Outro destaque está na plataforma CMP (Common Modular Plataform), a mais moderna do Grupo PSA, como já era conhecido.
Partindo agora para o line-up de versões, o Peugeot 208 2021 tem gama relativamente pequena, com quatro opções – Active, Active Pack, Allure e Griffe, mantendo então as nomenclaturas já utilizadas na geração anterior. Os preços se iniciam em R$ 74.990 (Active 1.6 AT) e acabam em R$ 94.990 (Griffe 1.6 AT). Confira os itens de cada uma abaixo e seus preços:
As cores disponíveis são: Branco Banquise (sólida), Preto Perla Nera, Azul Quasar e Cinza Alluminium entre as metálicas, além da Branco Nacré perolizada. O veículo já está sendo distribuído em toda a rede de concessionárias da marca no Brasil.
[Fotos: Divulgação]