A Peugeot vive um advento muito forte na América do Sul, principalmente Brasil, após a fusão dos grupos PSA e FCA, gerando a potência que é a Stellantis atualmente. Com isso, é natural que novos planos sejam traçados e muitas possibilidades começam a ser cogitadas.
E é exatamente isso que está ocorrendo, pois o outrora descartado Peugeot 2008 de nova geração começa a ter contornos de concretização de sua produção na Argentina, em El Palomar, mesmo local onde o hatch 2008 é feito e trazido para nós. Essa informação vem do gerente da Peugeot, Citroën e DS na Argentina, o Gabriel Cordo Miranda.
⇒ Peugeot 2008 PcD: veja preços das quatro versões disponíveis na linha 2023
⇒ Peugeot 2008 2023 chega com novidades, confira
Em entrevista concedida ao site Motor1 Argentina, o executivo disse as seguintes palavras: “Quando lançamos o 208 produzido em El Palomar, há dois anos, e nos perguntaram sobre a possibilidade de produzir também o novo 2008, dissemos que era um projeto que não estava nos planos e era verdade. Hoje, podemos dizer que é algo que não descartamos e estamos analizando. A decisão final ainda dependendo do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento. Antes da criação da Stellantis, este projeto foi descartado e agora não está mais. Os projetos passam por diferentes níveis de maturidade que, em algum ponto, leva à questão de análise de investimento.”
Caso um dia o produto realmente venha, pode acontecer de que atue juntamente com a atual geração que ganhou certa oxigenação com discretas mudanças visuais e ainda atua em uma faixa de preço mais acessível ao público de SUV. Um 2008 de nova geração poderia proporcionar para a Peugeot uma abrangência maior de preços e públicos, além de trazer mais opções ao line-up da marca, sendo um modelo imediatamente abaixo do 3008 que ultrapassa R$ 200.000.
Contudo, o e-2008, variante elétrica do modelo, tem sua passagem de vinda ao Brasil carimbada, ocorrendo em 2023 para aumentar o portfólio eletrificado que hoje é composto dos modelos e-208 e e-Expert. O SUV apareceu em teaser divulgado pela marca francesa que mostra os rumos da eletrificação, dando indícios de sua vinda em breve.
Seu powertrain é o mesmo do 208 elétrico vendido aqui, composto de bateria de 50 kWh que alimenta um motor elétrico dianteiro com 100 kW ou 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque.